Nas páginas da história: 10 livros para entender Foz do Iguaçu

Texto: Guilherme Wojciechowski

Embora ainda siga sem um museu para chamar de seu, Foz do Iguaçu tem livros que ajudam a entender sua história.  A maioria pode ser achada na Livraria Kunda (Rua Almirante Barroso, n.º 1.473) e na Biblioteca Pública Municipal (Rua Benjamin Constant, n.º 62).

Breve História de Foz do Iguaçu Micael Alvino da Silva – Epígrafe, 2014. O autor aborda, em capítulos curtos e de fácil leitura, arco que vai do passado colonial do Oeste ao megaprojeto da usina de Itaipu e aos tempos presentes. Micael também tem livros sobre a Tríplice Fronteira e a passagem de Santos Dumont pelas Cataratas do Iguaçu.

Foz do Iguaçu no Contexto da História Perci Lima – publicado pelo próprio autor, 2010. Vereador e prefeito de Foz no período da redemocratização, Perci Lima foi um dos pioneiros em publicar sobre a história da cidade. A edição de 2010, com quase 300 páginas, traz como bônus um valioso acervo de fotos sobre o esporte no município.

A Fronteira como Destino de Viagem: a Colônia Militar de Foz do Iguaçu (1888–1907) Antonio Marcos Myskiw – Editora Unicentro, 2011. Fruto de ampla pesquisa do autor, a obra mergulha no período que deu origem à atual cidade de Foz do Iguaçu, retratando temas como a disputa pela posse da terra e a violência do “velho oeste” de mais de um século atrás.

Moisés Bertoni – Uma Vida para a Ciência Evaldo Buttura e Aline Niemeyer – Epígrafe, 2012. Suíço de nascimento, Bertoni vivia à beira do Rio Paraná, na atual Presidente Franco, e foi uma das figuras mais influentes da região no final do século 19 e início do século 20. Faleceu em Foz do Iguaçu, em 1929, em imóvel que ainda aguarda tombamento.

O Homem das Cataratas – A Biografia de Franz Kohlenberger Analice Kohlenberger Oro e Ezídio Oro Junior – Sem editora, 2015. A biografia de Franz Kohlenberger, pioneiro do turismo de Foz, é também um álbum de tirar o fôlego, com fotos de Franz pendurado nas Cataratas, em vários ângulos e posições. Imprescindível para compreender a evolução do turismo no Parque Nacional do Iguaçu.

História da Ponte Internacional da Amizade – Representações de um Espaço Binacional Milena Mascarenhas – Paco Editorial, 2021. “Os muros isolam o presente. As pontes abrem o futuro”, diz a frase de Waldo Vieira, na abertura do livro que aborda a primeira grande obra de engenharia a unir os povos de Brasil e Paraguai em prol do desenvolvimento da região.

Onde foi que vocês enterraram nossos mortos? Aluízio Palmar – Travessa dos Editores, 2005. Brasil, Paraguai e Argentina viveram, na década de 1970, períodos simultâneos de ditaduras militares. Fundador do jornal Nosso Tempo, Aluízio Palmar relata a busca pelos corpos de militantes assassinados em uma emboscada no Parque Nacional do Iguaçu.

Foz do Iguaçu: do Descaminho aos Novos Caminhos Denise Paro – Epígrafe, 2016. Colaboradora do H2FOZ, a jornalista Denise Paro redigiu essa obra, em 2016, no ritmo de uma grande reportagem. Os capítulos finais abordam questões do presente e do futuro, como a transformação de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este em polos universitários.