Foto: Marcos Labanca
Os dados do Censo 2022/IBGE fornecem uma "fotografia" atualizada do mapa da cidade. São 136 mil endereços, distribuídos ao longo de 2.300 vias que atravessam 281 bairros. Separamos algumas curiosidades do levantamento.
O centro é o local com o maior número de endereços (11.510), seguido por Porto Meira, Vila C, Morumbi II e Portal da Foz. O levantamento também mostra endereços remotos, como o curioso caso da Vila Bananal, acessível apenas via São Miguel do Iguaçu, mas que pertence a Foz do Iguaçu.
Foto: Marcos Labanca
O total de 281 bairros mapeados contrasta com a Lei Complementar 303, de 2018, que havia estabelecido uma nova denominação reduzindo esse número para apenas 37. Há diversas razões operacionais que contribuem para essa disparidade, como o preenchimento incorreto de campos e variações na grafia para a mesma localidade.
Foto: Marcos Labanca
O levantamento mostrou um registro de endereço na Vila dos Portugueses, suposto bairro localizado próximo ao aeroporto, que aparece com apenas uma residência.
Foto: Freepik
Em Foz temos vias com nomes como Barcelona, Paris, Londres, Lisboa e até Liverpool, no Jardim Alice e Beverly Falls Park, onde estão Viena, Buenos Aires, Caracas, Lima, Tóquio e Atenas, entre outras capitais mundiais.
Foto: Pexels
A Avenida República Argentina segue sendo uma das principais vias da cidade. Além de concentrar o maior número desses “pontos” (1.114), ela atravessa 28 bairros da cidade, do centro ao Lote Grande.
Foto: Marcos Labanca
Se você realizar uma compra com o objetivo de que a entrega seja feita no CEP 85.851-000, é importante preencher todas as informações do endereço detalhadamente (como nome da rua/avenida, número e complemento). Esse é o CEP mais utilizado na cidade, sendo registrado em 3.541 estabelecimentos.
Foto: Marcos Labanca
7.652 endereços mapeados pelo Censo/2022 em Foz do Iguaçu não possuem numeração. Esse número corresponde a 5,6% do total e representa uma preocupação adicional para aqueles que precisam comprovar sua localização ou receber encomendas.
Foto: Pexels
O centro concentra o maior número de endereços em Foz do Iguaçu. No entanto, ao se analisar esses locais com uma "lupa" em diferentes categorias, é possível observar algumas peculiaridades de cada bairro. Em relação aos estabelecimentos religiosos, por exemplo, o Porto Meira lidera com folga. São 48 locais para professar a fé.
Foto: Marcos Labanca
O Porto Meira também foi o bairro que mais concentrava edifícios em construção ou em reforma na época do levantamento (2022), totalizando 211 endereços, seguido pelo Jardim Ipê (133), Jardim das Oliveiras (117) e Parque da Lagoa (108). Quando se trata de saúde, Vila A, Vila Paraguaia e Jardim Lancaster lideram. No âmbito da educação, Lancaster e Porto Meira aparecem bem representados.
Foto: Pexels
O H2FOZpreparou um painel interativo com o mapa de Foz do Iguaçu, com informações relacionadas às vias, bairros e tipos de imóveis com suas geolocalizações.