
O Visit Iguassu valoriza o resgate cultural e apoia projetos sociais desenvolvidos por empresas associadas. Um exemplo é a Naipi e Tarobá, associada que surgiu de uma paixão familiar pela Lenda das Cataratas. A empresa tem como objetivo aproximar os moradores de Foz do Iguaçu e região, começando pelas crianças.
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Com foco em promover a leitura e a cultura, a empresa criou livros infantis com histórias educativas para colorir. Entre os temas estão: “Viva o trânsito”, “Lenda das Cataratas”, “Naipi e Tarobá no combate à dengue” e “Naipi e Tarobá no Parque das Aves”. Esses livros estão presentes em escolas da rede municipal e particular, e, dessa maneira, fortalece a conexão das crianças com a lenda e a cultura local.
Projetos sociais
Além disso, a empresa apoia o projeto Amigurumi Cunhatã, em parceria com a Associação Fraternidade Aliança (AFA). O projeto beneficia crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.
André Ribas Vieira, diretor da Naipi e Tarobá, explica que o nome Amigurumi Cunhatã significa “mulher resistente”. A proposta da ação é gerar renda para mulheres em vulnerabilidade. “Nós pagamos uma professora que vai até a instituição, fornecemos todo o material utilizado e ensinamos esse ofício tanto para as mulheres quanto para as crianças na AFA”, afirma.
As participantes levam os materiais para casa, conciliando afazeres domésticos e trabalho. “Compramos os produtos de volta, incentivando a renda familiar e o desenvolvimento das crianças”, completa André.
Mascotes
Além disso, os personagens Naipi e Tarobá foram eleitos mascotes oficiais das Olimpíadas Estaduais da APAE em 2022. Ou seja, a empresa também incentiva artesãos locais e oferece oficinas de pintura, promovendo o desenvolvimento laboral de jovens e fortalecendo sua autoconfiança.
Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, destaca a importância dessas iniciativas: “Para o Visit Iguassu, ter associados como a empresa Naipi e Tarobá permite um melhor posicionamento de divulgação do Destino Iguaçu e na atração de mais eventos através da valorização da cultura local com o resgate histórico da Lenda das Cataratas. Isso além das práticas ESG do destino e oportuniza aos turistas mais valor agregado na viagem ao adquirirem um produto e conhecerem mais sobre o projeto e a empresa.”