
Em 2024, Foz do Iguaçu recebeu mais de 16 mil turistas provenientes da China – um crescimento de 156% em relação a 2023. Com esse desempenho, o país asiático passou a ocupar a décima posição no ranking dos maiores emissores de turistas internacionais para o Destino Iguaçu.
LEIA TAMBÉM: Primeiro capítulo de ‘Vale Tudo’ atingiu mais de 17 milhões de telespectadores
Esse avanço foi um dos principais motivadores para que a Gestão Integrada do Turismo, com apoio financeiro do Fundo Iguaçu, lançasse uma campanha digital voltada ao público chinês. A iniciativa prevê a criação e o impulsionamento de conteúdos em plataformas digitais autorizadas no território chinês. Entre elas, o WeChat, Weibo e Little Red Book (RED). O objetivo principal é ampliar o reconhecimento da marca “Foz do Iguaçu – Destino do Mundo”.
Coordenada pelo Visit Iguassu, a campanha tem, como etapa inicial, a consolidação da presença digital do destino no mercado chinês. Isso se dará por meio de site localizado e autorizado no domínio iguassu.cn, aliado a uma estratégia robusta de atuação nas mídias sociais.
Na sequência, o foco será o engajamento de viajantes e empresas chinesas do setor de turismo, assim como o estímulo direto à demanda turística. A meta é posicionar Foz do Iguaçu como um dos principais destinos brasileiros para turistas da China.
Empresa contratada
A empresa selecionada para executar a campanha foi a China Business Network (CBN). O empreendimento possui vasta experiência e atuação consolidada no mercado chinês, com mais de 21 anos de expertise na promoção de destinos internacionais na China.
A CBN é especializada tanto no comércio B2B quanto na promoção voltada ao consumidor final (B2C). Além disso, mantém relacionamento com mais de 38 mil operadores turísticos e 20 mil organizadores de MICE no país. Sua equipe técnica é altamente qualificada em SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e na criação de conteúdo estratégico.
Certamente, essas competências serão fundamentais para promover parcerias com mais de cem influenciadores ao redor do mundo. Além disso, a CBN se destaca no desenvolvimento de sites integrados ao ecossistema do WeChat, o que garante uma experiência digital fluida e completa para o usuário chinês.
A integração entre o site e as redes sociais locais vai compor um ecossistema digital coeso, no qual as mídias sociais direcionam tráfego qualificado para o site. Já o portal potencializa o engajamento nessas mesmas plataformas. A análise contínua das métricas digitais vai permitir, por exemplo, o aprimoramento sistemático da estratégia, com foco no alcance máximo e na conversão de resultados concretos.
Foz em destaque na China
Foz do Iguaçu tem se notabilizado como um destino turístico em ascensão para o público chinês. Esse cenário positivo reflete, principalmente, o fortalecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, a presença de uma ativa comunidade chinesa em Foz e o apelo global de seus atrativos turísticos.
Dados recentes do turismo emissivo chinês revelam uma demanda crescente por experiências de lazer, impulsionada pela retomada gradual dos voos internacionais e pelas novas tendências de viagem no país.
Entre os perfis de turistas que mais se destacam nesse crescimento estão pequenos grupos familiares, jovens da geração dos anos 1990 e grupos organizados de adultos com mais de 60 anos.
Segundo Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, a entidade já tem observado um crescimento significativo no número de visitantes chineses em Foz do Iguaçu. Ele acredita que esse é apenas o começo.
“O mercado chinês representa um enorme potencial para o nosso destino. Por isso, as entidades entendem a importância de promover uma campanha de marketing específica na China. Serão ações digitais e estratégicas para fortalecer nossa presença por lá e atrair ainda mais turistas chineses para conhecer tudo o que Foz do Iguaçu tem a oferecer”, realça.