H2FOZ – Denise Paro
Maria do Carmo é uma vitoriosa. Diagnosticada com câncer de mama aos 57 anos, ela é um exemplo a ser seguido quando se tem, no transcorrer da vida, um obstáculo pela frente.
Gaúcha de Cruz Alta (RS), a funcionária pública aposentada e artesã Maria do Carmo da Luz Pinheiro Dias, hoje com 62 anos, enfrentou vários estágios pelos quais as mulheres passam quando recebem o diagnóstico da doença. No primeiro momento, o sentimento foi de recusa. Porém a cura começou a chegar assim que ela aceitou a nova condição e iniciou o tratamento com otimismo e apoio da família.
Em entrevista ao Marco Zero (programa conjunto do Portal H2FOZ e Rádio Clube FM), Maria do Carmo conta toda a sua trajetória de luta contra a doença desde 2015, do diagnóstico até o tratamento.
ENTREVISTA
Sem reclamar em momento algum dos efeitos da quimioterapia, ela decidiu antecipar-se: cortou o cabelo e o encaminhou para doação. Durante o tratamento, fez amigos virtuais, recebeu apoio do marido e do filho e deu a volta por cima. “É uma doença avassaladora e ao mesmo tempo te traz de volta para a vida. Você tem que saber o que vai enfrentar, mas tem a chance da cura”, diz.
Com um histórico de câncer na família, a artesã sempre fazia os exames preventivos e detectou a doença em um checape de rotina, fato que contribuiu para o sucesso do tratamento. “A vida pós-câncer é outra. Você dá valor ao que tem.”
Neste Outubro Rosa, Maria do Carmo reforça a importância de sempre deixar os exames em dia e se cuidar. “O amor, o sorriso e o carinho levam à cura, à vitória”, ressalta.
Comentários estão fechados.