Antes de pegar a estrada, informação é fundamental. Na internet, órgãos públicos como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fornecem, em tempo real, boletins sobre a situação das rodovias no estado do Paraná, sem que o usuário precise instalar novos aplicativos no celular.
Na rede social Twitter (o conteúdo pode ser visto no navegador, sem necessidade de cadastro), o perfil oficial @prf_pr reporta as condições de tráfego nas estradas federais paranaenses, como na BR-277, que registrou, entre o fim da tarde de domingo (8) e a madrugada de segunda-feira (9), três bloqueios na Região Oeste.
As manifestações em Foz do Iguaçu (km 720, na saída da cidade), São Miguel do Iguaçu (km 677) e Medianeira (km 667), já encerradas no momento desta publicação, foram promovidas por movimentos que defendem pautas como golpe de estado, destituição de autoridades por militares e fechamento dos poderes da República.
Outra ferramenta útil é o perfil @rodovias_parana, mantido pelo DER-PR. A cobertura abrange também as estradas estaduais e inclui informações sobre o trânsito e as condições climáticas nos locais monitorados. Devido às fortes chuvas do fim do ano, são vários os pontos com restrições ao tráfego, em especial nas proximidades do litoral.
O próprio aplicativo Google Maps, disponível na maioria dos celulares, é útil para planejar a viagem e monitorar as condições durante o deslocamento. Para tanto, basta permanecer conectado à internet e ativar a camada “Trânsito em tempo real”, com os pontos onde o trânsito está lento aparecendo na tela com a cor vermelha.
Perfis citados no texto:
https://twitter.com/prf_pr
https://twitter.com/rodovias_parana
Comentários estão fechados.