A Caixa Econômica Federal abriu a consulta ao valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. O recurso é para 24 milhões de trabalhadores com carteira assinada em 2022.
LEIA TAMBÉM: Quem quer ser milionário? Nota Paraná terá 3 milhões de participantes nesta 5.ª
A quantia está disponível em:
- aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, na Google Play e na App Store;
- Portal Gov.br; e
- aplicativo Caixa Trabalhador, para informações adicionais, como o calendário de pagamentos, liberação da parcela e esclarecimento de dúvidas.
O pagamento começa em 15 de fevereiro e se estende até agosto, conforme o mês de nascimento do trabalhador, para quem recebe o PIS. Ou, ainda, de acordo com número final de inscrição, para quem recebe o Pasep.
O volume de recursos é de R$ 22,6 bilhões, conforme o órgão que gere o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Os beneficiários serão 21,95 milhões de pessoas que trabalham na iniciativa privada e 2,72 milhões de servidores públicos.
Abono salarial
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Conforme a Agência Brasil (ABr), tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que:
- trabalhou formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração;
- teve remuneração mensal média de até dois salários mínimos;
- teve dados empregatícios informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O valor do abono é proporcional, conforme o número de meses trabalhados em 2022 – quem laborou 12 meses com carteira assinada receberá R$ 1.412, o salário mínimo.
Comentários estão fechados.