Com nova adesão, chega a 6.640 o número de vagas a serem ofertadas pelo Concurso Nacional Unificado, que vem sendo chamado de “ENEM” das seleções de ingresso no serviço público federal. Esse novo sistema é coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
LEIA TAMBÉM:
Itaipu abre processo seletivo para 31 cargos – veja a lista
Hotel no centro de Foz do Iguaçu abre 20 vagas de trabalho
O órgão mais recente a aderir foi o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), o qual comunicou que irá ofertar 50 vagas ao cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais, pelo concurso unificado.
Agora, o procedimento reúne 21 instituição ligadas ao governo federal, instrumento disciplinado pelo Decreto 11.722/2023. O “concurso nacional será realizado em um modo conjunto para seleção de candidatos a cargos públicos efetivos, de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, além de autarquias e fundações federais”, informa a Agência Brasil.
O modelo inédito no Brasil prevê a realização de provas simultaneamente em 179 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal. Eles foram elencados a partir da densidade populacional e alcance microrregional, a fim de garantir o acesso dos candidatos.
A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até 20 de dezembro. Ao inscrever-se, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no concurso. Depois dessa escolha, o candidato deverá indicar o cargo/carreira, por ordem de preferência.
Concurso Nacional Unificado
O concurso unificado resultará em mais diversidade, acredita a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. “Vai descobrir pessoas que, infelizmente, não têm recursos suficientes para viajar, mas que são pessoas maravilhosas para estar dentro do serviço público brasileiro”, explanou.
A ideia é inspirada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A intenção do governo federal é fomentar a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, padronizar procedimentos nas provas, aprimorar métodos de seleção e fortalecer o princípio da impessoalidade.
Datas importantes do “ENEM” dos concursos públicos federais:
- 20 de dezembro: prazo final para publicação, no Diário Oficial da União, do Concurso Nacional Unificado.
- 25 de fevereiro de 2024: data provável de aplicação das prova objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e dos exames específicos e dissertativos, por área.
- Abril: prazo previsto para divulgação dos resultados gerais da primeira fase.
- Junho e julho: previsão de início dos cursos de formação.
(Com informações da Agência Brasil)
Comentários estão fechados.