O alistamento militar de mulheres nas Forças Armadas está oficialmente aberto, oferecendo 1.465 vagas em todo o país. O serviço tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até oito anos, de acordo com a necessidade de cada força.
O período de alistamento vai até 30 de junho e é destinado às mulheres que completam 18 anos de idade em 2025. Para participar, as interessadas devem seguir as etapas do processo de recrutamento.
A seleção é baseada na disponibilidade de vagas e nas exigências específicas de cada força: Exército, Marinha e Aeronáutica.
Etapas e Requisitos
A primeira fase do alistamento militar de mulheres pode ser realizada de forma on-line ou presencial, nas 28 cidades onde o processo está em andamento, como Curitiba (PR). As interessadas devem se dirigir à Junta de Serviço Militar dessas cidades para dar início ao processo.
“Serão levados em conta a aptidão da candidata, a disponibilidade de vagas e as exigências específicas de cada força”, informou o governo federal. As selecionadas serão incorporadas ao serviço militar no primeiro ou segundo semestre de 2026, conforme as necessidades de cada instituição.
Alistamento militar de mulheres
O ingresso no serviço militar para mulheres, inicialmente de 12 meses, poderá ser prorrogado por até oito anos, dependendo da força escolhida. Os critérios são definidos individualmente por Exército, Marinha e Aeronáutica.
Atualmente, as Forças Armadas contam com cerca de 37 mil mulheres em seu efetivo, representando aproximadamente 10% do total de pessoal. O serviço militar feminino é, em sua maioria, realizado em áreas como saúde, ensino, logística, entre outras.