A concessionária CCR Aeroportos e autoridades nacionais, estaduais e municipais entregaram, nessa terça-feira (21), as obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Leia também:
Foz do Iguaçu participa da Feira Internacional de Turismo na Espanha
O investimento de R$ 396 milhões, bancado pela concessionária que administra o terminal desde 2022, tem como objetivo duplicar a capacidade atual de passageiros.
As melhorias no aeroporto de Foz do Iguaçu incluem a ampliação do terminal de passageiros em cinco mil metros quadrados (m²). O pacote contempla uma nova área de check-in com mais de 30 balcões e esteira de bagagens automatizada.
Além disso, a estrutura apresenta nova sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes (fingers), sala de embarque doméstico mais ampla e três novos pátios de aeronaves.
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do governo federal, ressaltou a importância do investimento para Foz do Iguaçu.
“Existia uma necessidade de fazer uma ampla reforma no aeroporto e foi feita, ampliando a capacidade de dois milhões para quatro milhões de passageiros, fortalecendo a área internacional. E, a partir de agora, vamos avançar no turismo da cidade, sobretudo no turismo internacional”, comentou.
Benefícios para o turismo de Foz do Iguaçu
Já o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou que as melhorias beneficiam o turismo, setor que gera empregos em Foz do Iguaçu.
“O aeroporto sempre foi um desafio, porque nós somos o segundo destino de turistas estrangeiros do Brasil, atrás do Rio de Janeiro, e não tínhamos um aeroporto que descia avião internacional”, disse o governador, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
“Com a estruturação da pista que nós fizemos e essa modernização, estruturando o setor de transporte aéreo, Foz do Iguaçu está com um dos aeroportos mais importantes do Brasil”, afirmou.
Homologação da pista do aeroporto
Além das melhorias já descritas, a CCR Aeroportos também adequou as áreas de escape na pista e construiu terminais de cargas em Foz do Iguaçu. Ademais, a área comum ganhou novos espaços de alimentação e comércio.
A concessionária ainda vai homologar o trecho adicional de 600 metros da pista de pouso e decolagem, que totaliza 2.800 metros.
De acordo com a CCR Aeroportos, o processo na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deverá ser finalizado até março, com investimento adicional de R$ 20 milhões.
A empresa administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e outros três terminais no Paraná: Curitiba (São José dos Pinhais), Bacacheri e Londrina.
Em todo o Brasil, são 17 aeroportos em nove estados. No exterior, a concessionária está presente na Costa Rica, Equador e Antilhas Holandesas.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)