A CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, prevê fechar o ano de 2024 com um movimento de 2,13 milhões de passageiros. Essa projeção, portanto, representa um crescimento de aproximadamente 12% em relação a 2023, quando o terminal recebeu cerca de 1,9 milhão de passageiros.
Leia mais:
Aeroporto de Foz do Iguaçu terá voo direto para Recife (PE)
Conforme nota divulgada pela concessionária, o mês de dezembro promete ser movimentado, com a previsão de mais de 180 mil viajantes utilizando o terminal. Mais especificamente, entre os dias 20 e 31 de dezembro, o aeroporto projeta receber cerca de 70 mil viajantes. Além de voos regulares conectando os principais destinos do Brasil, o aeroporto também contará com voos extras para Maceió (AL) e Recife (PE), reforçando a conexão com regiões turísticas populares.
Wander Melo Jr., gerente do Aeroporto de Foz do Iguaçu, destacou os avanços alcançados desde que a CCR assumiu a gestão do terminal. “Não medimos esforços para ter um ano histórico em IGU. Conseguimos atingir esses números mesmo em um ano de obras que modificaram todo o terminal. Desse modo, conseguimos atender a milhares de viajantes, que conheceram as belezas de Foz do Iguaçu a partir do nosso aeroporto”, afirmou.
Até a tarde de quinta-feira (19), o painel do Relatório de Demanda e Oferta da ANAC apresentava informações sobre o fluxo de janeiro a outubro. Nesse período, 1,6 milhão de passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal.
Desempenho regional e nacional do Aeroporto de Foz
Embora o fluxo de passageiros esteja em crescimento pelo quarto ano consecutivo, os números ainda não alcançaram os registrados em 2019, último ano antes da pandemia. Naquele ano, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu recebeu cerca de 2,3 milhões de viajantes, um volume aproximadamente 7% superior à estimativa para 2024.
No contexto regional, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu ocupou, em 2023, a quinta posição entre os terminais mais movimentados do Sul do Brasil, ficando atrás de Porto Alegre (9º no ranking nacional), Curitiba – Aeroporto Afonso Pena (12º), Florianópolis (13º) e Navegantes (21º). Já no cenário nacional, o aeroporto alcançou a 23ª posição entre os mais movimentados do Brasil.