Vídeo viral que mostra enchente nas Cataratas do Iguaçu é antigo

Imagens que circulam na internet, como se fossem atuais, foram gravadas em junho de 2014.

Em meio à comoção gerada pelas fortes chuvas que provocaram mortes e desalojaram famílias no litoral do estado de São Paulo, internautas passaram a difundir, nas redes sociais e em grupos no WhatsApp, vídeos relacionados a cheias em outros pontos do país. Um deles, especificamente, tem como cenário as Cataratas do Iguaçu.

Leia também:
Passarela argentina das Cataratas do Iguaçu será reaberta na quarta-feira (1.º)

Nas imagens, compartilhadas com as legendas “CATARATAS DO IGUAÇU COM A MAIOR VAZÃO DA HISTÓRIA” e “NOTÍCIA DE ÚLTIMO MOMENTO”, é possível ver as águas do Rio Iguaçu invadindo a passarela brasileira da Garganta do Diabo, que aparece sem as grades (removidas previamente pela equipe de manutenção).

Trecho do vídeo viral, compartilhado na plataforma Kwai
Trecho do vídeo viral, compartilhado na plataforma Kwai

No áudio do vídeo, uma mulher manifesta espanto em relação ao que está vendo. “Meu Deus do céu! Ai, ai, meu Deus! Misericórdia, Senhor! Tá descendo tudo, minha gente! Minha mãe do céu! Filma, filma! Olha! Filma! Cuidado, pelo amor de Deus!”, diz a narradora, que observa a paisagem do alto do mirante situado ao lado do elevador.

As imagens, de fato, são de uma cheia das Cataratas do Iguaçu, ocorrida em 2014. Na ocasião, a vazão de água no Rio Iguaçu chegou a 46,3 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) na manhã do dia 9 de junho de 2014, mais de 30 vezes acima do volume habitual de 1,5 mil m³/s. O recorde anterior era de maio de 1983, com cerca de 35 mil m³/s.

Cataratas do Iguaçu em junho de 2014, em registro do fotógrafo Marcos Labanca para o H2FOZ
Cataratas do Iguaçu em junho de 2014, em registro do fotógrafo Marcos Labanca para o H2FOZ

Já a enchente mais recente ocorreu em outubro de 2022, com pico de 16,5 mil m³/s no dia 13. Por protocolo, as trilhas de acesso à Garganta do Diabo, no Brasil e na Argentina, são fechadas ao público antes que o rio alcance níveis críticos, com a remoção de grades e outras estruturas que possam ser danificadas pela força das águas.

No caso da cheia de outubro de 2022, a passarela argentina da Garganta do Diabo teve metade de sua estrutura arrastada pela correnteza, o que obrigou à reconstrução de vários trechos. A reabertura está marcada para a próxima quarta-feira, 1.º de março de 2023.

Durante o fim de semana prolongado de carnaval em 2023, período em que as chuvas castigaram o litoral de São Paulo, as Cataratas do Iguaçu estavam com vazão abaixo da média, conforme dados disponibilizados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Na segunda-feira (20) de carnaval, por exemplo, o fluxo médio foi de 615 m³/s, menos da metade do habitual. A marca de 1,5 mil m³/s voltou a ser ultrapassada, apenas, às 15h do dia 22, com pico de 3,2 mil m³/s às 21h. Neste domingo (26), às 10h, a vazão era de 3,1 mil m³/s, alimentada pelas chuvas de sábado (25) no estado do Paraná.

Vazão atual das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão atual das Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
2 Comentários
  1. Semana tem previsão de chuvas e temperaturas amenas em Foz do Iguaçu

    […] Leia também:Vídeo viral que mostra enchente nas Cataratas do Iguaçu é antigo […]

  2. Chuvas torrenciais alagam cidades inteiras no interior do Paraguai

    […] Leia também:Vídeo viral que mostra enchente nas Cataratas do Iguaçu é antigo […]

Comentários estão fechados.