Se você ainda não aproveitou a temporada de vertedouro aberto na usina de Itaipu, não deixe passar a oportunidade: na segunda-feira (3), a usina fechará a calha após 80 dias ininterruptos. O motivo é a redução no fluxo que entra no reservatório da hidrelétrica, com a água voltando a ser usada apenas para a produção de energia.
Leia também:
Itaipu Binacional sediará reunião global sobre energia limpa em 2024
De acordo com Itaipu, o pico do vertimento ocorreu no dia 19 de fevereiro, quando 12.361 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) passaram por duas das três calhas do vertedouro, que foi construído para escoar o excedente de água no lago e evitar riscos à segurança da barragem, cuja cota máxima está a 225 metros acima do nível do mar.
“Tivemos um início de ano com precipitações superiores à média nos grandes reservatórios de cabeceira, por isso houve vertimento generalizado nas principais bacias do sistema interligado nacional”, explicou o superintendente de Operação de Itaipu, Rodrigo Pimenta, citado pela assessoria da usina.
Segundo o superintendente, com o término do período chuvoso, houve uma redução gradativa das afluências, o que levou ao fechamento do vertedouro da maior parte das usinas situadas a montante (acima) de Itaipu. “Deste modo, a previsão é que o vertedouro da Itaipu também feche nesta segunda-feira”, complementou.
Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm entrada gratuita para fazer o Itaipu Panorâmica, passeio mais procurado da usina. As reservas podem ser feitas no site https://www.turismoitaipu.com.br/, com saídas a cada 30 minutos na faixa entre as 8h30 e as 16h, inclusive nos domingos.
[…] Leia também:Atenção, turistas: vertedouro de Itaipu vai fechar na segunda-feira (3) […]