Vertedouro de Itaipu estará aberto no feriado de 15/11

Nível do reservatório da usina voltou a subir após chuvas na bacia hidrográfica; previsão é de fechamento na quinta-feira (16).

Após 48 horas desde o último fechamento, ocorrido no domingo (12), o vertedouro da usina de Itaipu, no Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Hernandarias, será reaberto para escoar o excedente de água no reservatório da hidrelétrica binacional.

Leia também:
Região de Foz do Iguaçu tem alerta laranja para tempestade
Itaipu troca de calha aberta no vertedouro – veja as imagens
Parque Nacional do Iguaçu terá horário especial no feriadão da República

De acordo com Itaipu, a manobra de abertura da calha da direita (a de menor vazão) está programada para esta terça-feira (14), com previsão de vertimento até quinta-feira (16). Em caso de chuvas acima do previsto, contudo, tal prazo poderá ser estendido.

“Não há previsão de aumento significativo do nível do Rio Paraná abaixo de Itaipu causado pelo vertimento, que será feito pela calha direita, numa estimativa de liberação de 900 metros cúbicos de água por segundo (m³/s)”, informa a hidrelétrica, em nota encaminhada à imprensa.

Para os turistas e moradores da região, a abertura das comportas é um atrativo a mais para visitar a usina, que oferece opções como o passeio Itaipu Panorâmica, que permite visão completa da barragem; e o roteiro Itaipu Especial, que leva ao coração da geração de energia. Os ingressos são vendidos no endereço www.turismoitaipu.com.br.

O vertedouro de Itaipu tem três calhas (esquerda, central e direita) e 14 comportas. Sua função é descarregar toda a água não utilizada para geração e que não pode ser armazenada no reservatório da usina. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, equivalente a 40 vezes a vazão média do Rio Iguaçu nas Cataratas.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.