Devido às chuvas das últimas 24 horas na bacia do Rio Iguaçu, o volume de água nas Cataratas voltou a subir nesta sexta-feira (21). Às 11h, o total medido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) era de 8.040 metros cúbicos por segundo (m³/s), cinco vezes e meia acima da vazão considerada padrão.
Leia também:
Queda de turista? Passarela destruída? Veja o “fato ou fake” sobre as Cataratas do Iguaçu
A título de comparação, no final da manhã de ontem (20), a medição apontava 4.660m³/s, com tendência de queda. O volume continuou reduzindo até as 18h, quando 4.480m³/s foram contabilizados. Das 19h em diante, os registros começaram a subir, chegando a 5.460m³/s à meia-noite, 7.010m³/s às 6h e aos atuais 8.040m³/s.
Para as próximas horas, a estimativa é de continuidade no aumento do volume, tendo em vista os registros de estações como a de Capanema, onde o Rio Iguaçu está com 9.190m³/s. Não há, entretanto, previsão de vazão como a do último dia 13, quando o rio teve pico de 16.500m³/s na altura das Cataratas.
No lado brasileiro, todos os atrativos do Parque Nacional do Iguaçu estão abertos para o visitante conferir de perto o espetáculo. No lado argentino, apenas a passarela da Garganta do Diabo, danificada na última cheia, permanece fechada para o processo de reparação da estrutura, que depende da diminuição do nível do rio e não tem data para ser concluído.
Nota da redação: as fotos que ilustram a matéria foram tiradas na segunda-feira (17), com vazão similar à desta sexta.
Comentários estão fechados.