As Cataratas do Iguaçu estão, na manhã deste sábado (13), com vazão mais de quatro vezes acima da normal, como reflexo das chuvas das últimas 48 horas nos estados de Paraná e Santa Catarina, na região da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu.
Leia também:
Chuva adia reabertura da passarela argentina das Cataratas do Iguaçu
De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que monitora o fluxo do rio, a vazão nas Cataratas chegou a 6.530 metros cúbicos por segundo (m³/s) na manhã deste sábado, quatro vezes maior que o referencial padrão de 1.500m³/s.
No lado brasileiro, nenhuma trilha ou mirante teve seu funcionamento prejudicado devido à elevação do Rio Iguaçu. No lado argentino, contudo, a reabertura da passarela da Garganta do Diabo, prevista para este sábado, teve de ser adiada.
A perspectiva é de continuidade da vazão acima da média até a próxima terça-feira (16), uma vez que o sábado ainda será chuvoso e o excesso de água na bacia costuma levar alguns dias para escorrer em direção à foz na região de fronteira.
Até o dia 28, o Parque Nacional do Iguaçu estará com programação especial para as férias de julho, com abertura uma hora mais cedo (a partir das 8h) e atividades como música ao vivo e entretenimento infantil em pontos da trilha e do Centro de Visitantes.
Comentários estão fechados.