Vale Tudo: veja os locais de Foz do Iguaçu que apareceram na estreia da novela

Lista inclui Cataratas, Ponte da Amizade, Parque das Aves, Marco das Três Fronteiras e locações na Vila A e no Jardim São Paulo.

Tal como na versão original de 1988, Foz do Iguaçu esteve em destaque no capítulo de estreia da novela Vale Tudo, da TV Globo. O remake foi ao ar em horário nobre, na noite dessa segunda-feira (31), logo após o Jornal Nacional.

Leia também:
Globo inicia gravações da novela Vale Tudo em Foz do Iguaçu (25/11/2024)

Além de atrativos turísticos, como as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras, a produção teve cenas em locais até mesmo inesperados. É o caso, por exemplo, do Cemitério Municipal do Jardim São Paulo.

Casa de madeira na Vila A recebeu retoques, como a inserção de prédios ao fundo (inexistentes no endereço real).
Casa de madeira na Vila A recebeu retoques, como a inserção de prédios ao fundo (inexistentes no endereço real). Imagem: Reprodução/TV Globo

Os primeiros minutos da novela transcorreram em uma casa de madeira na Vila A, lar da guia de turismo Raquel. No aniversário de 23 anos, Maria de Fátima, a filha, demonstrou insatisfação por viver em Foz do Iguaçu, considerada por ela um “fim de mundo”.

A casa, que teve seu ambiente interno reproduzido cenograficamente no Rio de Janeiro, fica no retângulo entre as avenidas Andradina, Parati, Garibaldi e Gramado. As imagens externas passaram por edição para a inclusão de prédios no fundo.

Aduana da cabeceira brasileira da Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu.
Aduana da cabeceira brasileira da Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu. Imagem: Reprodução/TV Globo

O cenário seguinte em Foz do Iguaçu é a Ponte Internacional da Amizade, com rápida passada pelo comércio de Ciudad del Este. A ambientação está concentrada, principalmente, na aduana brasileira, com o fiscal Salvador abordando uma van paraguaia na entrada ao Brasil.

Hotelaria e turismo de Foz do Iguaçu

Já as cenas em um hotel da cidade (gravadas no Hotel Internacional em 1988) transcorreram no Sanma Hotel, da Rodovia das Cataratas. No local, Raquel conduz um grupo de turistas, enquanto Maria de Fátima tenta passar por hóspede.

“As Cataratas concorreram entre as Sete Maravilhas do Mundo. Todo mundo tem de conhecer um dia”, afirma Raquel, vivida por Taís Araújo.

O Parque Nacional do Iguaçu aparece sob diversos ângulos. Estão na tela locais como o mirante em frente ao Hotel das Cataratas (também há cenas internas no hotel) e o acesso à Garganta do Diabo, bem como o passeio de barco do Macuco Safari.

A passarela da Garganta do Diabo recebe, inclusive, um ensaio fotográfico de César, modelo interpretado por Cauã Reymond e cobiçado por Maria de Fátima.

Parque das Aves e Marco

Os turistas guiados por Raquel passam, ademais, por outros atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, como o Parque das Aves. A guia mostra a beleza e o colorido dos pássaros, que interagem de perto com os visitantes.

Raquel tira foto de turistas no Parque das Aves.
Raquel tira foto de turistas no Parque das Aves. Imagem: Reprodução/TV Globo

Por outro lado, no Marco das Três Fronteiras, os turistas apreciam o encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná, contemplando o cenário de três países.

Cena da novela Vale Tudo no Marco das Três Fronteiras.
Cena da novela Vale Tudo no Marco das Três Fronteiras. Imagem: Reprodução/TV Globo

Cenários não tão óbvios

O Cemitério Municipal do Jardim São Paulo, na Região Leste de Foz do Iguaçu, foi outra das locações da estreia de Vale Tudo. Salvador, personagem interpretado por Antonio Pitanga, é sepultado no local.

Cortejo fúnebre de Salvador no Cemitério do Jardim São Paulo.
Cortejo fúnebre de Salvador no Cemitério do Jardim São Paulo. Imagem: Reprodução/TV Globo

O capítulo inicial da novela está disponível, na íntegra, na plataforma Globoplay. Para assisti-lo, de forma gratuita (mediante cadastramento), clique aqui.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.