Lançado pelo EmbraturLAB (braço de inovação da Embratur), Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) e Itaipu Binacional, o Programa de Inovação Aberta para o Turismo (ConectaIGU) está em seus últimos dias de inscrições, abertas até quinta-feira (3). A seleção é voltada para empresas startups que desenvolvem projetos na área do turismo.
Leia também:
Cataratas do Iguaçu tem visitação histórica de brasileiros em julho
As regras do programa e o formulário de inscrições estão disponíveis no endereço https://www.pti.org.br/conectaIGU/. O edital apresenta dois desafios principais, com até R$ 350 mil em investimentos para o desenvolvimento das soluções.
Um deles é a criação de uma solução tecnológica para viajantes estrangeiros emitirem vistos de entrada no Brasil. A proposta, segundo os organizadores, é simplificar e agilizar a emissão, proporcionando maior acessibilidade para os viajantes estrangeiros, atração de turistas e promoção do turismo brasileiro.
O outro é o desenvolvimento de soluções para identificação e estimativa de visitantes com base em modais no Brasil, de forma a medir melhor o fluxo de turistas, fornecendo dados precisos e atualizados e auxiliando na identificação de oportunidades e no planejamento do setor.
As startups selecionadas terão como benefício o acesso à infraestrutura e apoio técnico de especialistas do PTI-BR e da Embratur, acesso ao SmartCTI (sandbox) para testes e validação das tecnologias desenvolvidas, acessibilidade de homologação das soluções no setor e conexão com ecossistemas de inovação e turismo do PTI-BR e EmbraturLAB.
A iniciativa contempla ainda a possibilidade de participação em eventos e rodadas de negócios da Embratur e PTI, mentorias técnicas e de negócios com a metodologia Santos Dumont de incubação e aceleração PTI-BR, e a possibilidade de expansão do contato para a rede de parceiros do parque.
Vídeo de divulgação do programa
O processo de seleção terá três etapas:
Homologação e avaliação: serão avaliadas todas as propostas enviadas e selecionadas.
Pré-aceleração: as startups selecionadas receberão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch.
Pitch day: as startups apresentarão a proposta para uma banca avaliadora.
Ao final do processo poderão ser selecionadas até cinco startups, com teto de até R$ 70 mil para cada projeto.
(Com informações da assessoria)
Comentários estão fechados.