O segmento de turismo cresceu 11,3% no Paraná, no acumulado do ano, sendo o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. É o melhor desempenho da Região Sul, tendo Santa Catarina fechado o período com 7,8%; e o Rio Grande do Sul, com 4,1%.
LEIA TAMBÉM: Visit Iguassu deve encerrar 2023 com 15 novos eventos captados para o destino
A variação nacional ficou em 8,4% nos sete primeiros meses deste ano. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN). O avanço da economia turística é um importante indicador dos bons resultados do setor paranaense de serviços, que está em alta.
Turismo
Os bons ventos para o turismo do estado destacam o Parque Nacional do Iguaçu, que atrai visitantes do Brasil e do mundo para contemplar as Cataratas do Iguaçu, a fauna e a flora da Mata Atlântica. O atrativo na fronteira, em Foz do Iguaçu, é compartilhado com os vizinhos argentinos.
O parque recebeu 855.382 turistas no primeiro semestre, 54% a mais do que em 2022 e quase igual ao mesmo período de 2019, melhor ano de visitação da história. A visitação do mês de junho em 2023 foi a melhor de todos os tempos, com 124.118 pessoas, cita a AEN.
Na visão geral do Paraná, o turismo se encontra 6,2% acima do patamar de fevereiro de 2020, no começo da pandemia de Covid-19, menciona a agência pública de notícias, com base nos dados do IBGE. O indicador está 1,4% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.
Serviços
O setor de serviços, que abarca o turismo, cresceu 12,1% nos primeiros sete meses no Paraná. O levantamento é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, divulgada nesta semana. Esse foi o melhor resultado do Sul e o terceiro melhor do país. A média nacional ficou em 4,5%.
Comentários estão fechados.