Programada para a manhã de domingo (24), com primeira largada a partir das 6h, a 14.ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, organizada pelo Sesc Paraná, exigirá alterações no trânsito da BR-469 (acesso ao aeroporto e ao Parque Nacional do Iguaçu) e de algumas das principais avenidas da cidade.
Leia também:
– Parque abrirá mais tarde no domingo (24), devido à maratona
– Meia Maratona das 3 Fronteiras será no dia 8 de outubro
Com 42 quilômetros de extensão, o percurso começará na usina de Itaipu, com saída em frente ao mirante do vertedouro. Na sequência, os atletas percorrerão as avenidas Tancredo Neves, República Argentina, Brasil, Jorge Schimmelpfeng, Cataratas e BR-469, com chegada ao Parque Nacional do Iguaçu, junto ao Espaço Porto Canoas.
Durante a passagem dos pelotões, haverá bloqueio parcial do trânsito, com orientação das forças policiais. Outro ponto que exigirá atenção é a Avenida das Cataratas, nas proximidades do Shopping Catuaí Palladium, onde será feita a troca dos corredores que participarão da prova no sistema de revezamento.
A via mais afetada, porém, será a BR-469, que está passando por obras de duplicação. No horário das 6h às 11h (ou enquanto durar a passagem de atletas), o tráfego na rodovia estará em sistema de pare e siga, com liberação de um sentido por vez.
A orientação para quem trabalha nas empresas do entorno ou tem voos no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, por exemplo, é sair com antecedência maior ou buscar rotas alternativas para evitar parte do trecho, como pela Avenida Felipe Wandscheer até a Rua Itaboraí, na zona rural.
Já para quem fará visitas turísticas ao Parque Nacional do Iguaçu, a unidade de conservação abrirá mais tarde no domingo, a partir das 10h. O último horário para entrada permanecerá o mesmo, às 16h. Os ingressos, com possibilidade de agendamento, são vendidos no endereço www.cataratasdoiguacu.com.br.
Assistir à prova
Para quem deseja assistir à chegada da Maratona Internacional e da corrida rústica de 11,5 quilômetros, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, haverá duas faixas de horário para compra de ingressos (vendidos exclusivamente na hora) e transporte entre o Centro de Visitantes e o Espaço Porto Canoas.
Das 5h às 5h50, a unidade receberá o público que acompanhará os atletas da corrida de 11,5 quilômetros. Das 7h às 8h, será a vez das pessoas que desejam presenciar a chegada dos participantes da maratona.
No total, são esperados 3.295 corredores, além de familiares, amigos e entusiastas do esporte. A maioria dos inscritos é do próprio Brasil, com os estrangeiros vindo de países como Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Haiti, Portugal, Espanha, Holanda e Quênia.
Comentários estão fechados.