O Marco das 3 Fronteiras convida moradores e turistas para contemplarem o encontros dos rios Iguaçu e Paraná em seu mirante exclusivo. É uma imersão na natureza e apreciação única do encontro das águas dos três países: Brasil, Paraguai e Argentina.
LEIA TAMBÉM: Onde saborear chipa paraguaia e empanada argentina em Foz do Iguaçu
A agenda é ainda mais especial neste Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado todo 22 de março, desde 1992. A pauta demarca, em nível internacional, a importância dos recursos hídricos e de políticas públicas de preservação.
Rio Iguaçu
Na língua guarani: “I” (água) + “guaçu” (grande). Assim, Iguaçu significa “água grande”. O rio foi batizado pelos índios caingangues e guaranis, primeiros habitantes e povos que dominavam a região da bacia do Iguaçu.
Com curso de 1.320 quilômetros, o Rio Iguaçu é o maior totalmente no Paraná, formado pelo encontro dos rios Iraí e Atuba, em Curitiba, cortando o estado até desaguar no Rio Paraná, no Marco das 3 Fronteiras. Suas águas banham as Cataratas do Iguaçu.
Rio Paraná
Paraná significa “parecido com o mar”, na língua guarani. É o oitavo maior rio do mundo em extensão, com 4.880 quilômetros, sendo, no continente, o segundo maior, depois do Rio Amazonas.
A nascente do Paranazão fica na confluência dos rios Paranaíba e Grande, entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Seus principais afluentes são os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu, na margem esquerda, e os rios Suruí, Verde e Pardo, à direita do curso.
O Rio Paraná é a força hídrica da usina de Itaipu. A jusante, onde foi formado o reservatório da hidrelétrica, ele demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai, em uma extensão de 190 quilômetros até a foz do Rio Iguaçu, no Marco das 3 Fronteiras, para alcançar a Bacia do Prata.
(Com informações do Marco das 3 Fronteiras)
Comentários estão fechados.