Parque Nacional do Iguaçu fechado para visitas? Passarela destruída pela enchente? Turista caindo no rio ao fazer selfie? Desde a semana passada, notícias sobre as Cataratas vêm gerando dúvidas em internautas do Brasil e da Argentina. O H2FOZ compila, abaixo, aquilo que é fato ou fake sobre os acontecimentos dos últimos dias.
O Parque Nacional do Iguaçu está fechado para visitas – FAKE
Fake. Mesmo no dia de maior vazão, o Parque Nacional do Iguaçu, lado brasileiro das Cataratas, nunca fechou para visitas. A única mudança foi a interdição temporária da passarela da Garganta do Diabo, reaberta no sábado (15). Elevador, mirantes e passeios estão funcionamento. No Parque Nacional Iguazú, lado argentino, a visitação foi suspensa na quinta-feira (13), mas retomada na sexta (14), com duas das três trilhas panorâmicas: Circuito Superior e Circuito Inferior. Todos os passeios de barco já foram reiniciados.
A passarela da Garganta do Diabo está interditada – FAKE
Fake para o lado brasileiro, fato para o lado argentino. No Brasil, devido à cheia do Rio Iguaçu, a passarela ficou fechada entre quarta (12) e sexta-feira (14), mas foi reaberta no sábado (15), sem danos à estrutura. No lado argentino, mais exposto à correnteza, o acesso à Garganta do Diabo segue interrompido desde a última terça-feira (11). As outras duas trilhas panorâmicas argentinas (Circuito Superior e Circuito Inferior) estão abertas ao público.
A passarela da Garganta do Diabo foi destruída pela enchente – IMPRECISO
Impreciso. No lado brasileiro, o acesso ao mirante da Garganta do Diabo foi reaberto no sábado (15), sem nenhum tipo de dano. No lado argentino, cuja trilha avança mais de um quilômetro sobre o leito do Rio Iguaçu, parte da estrutura foi arrastada pela cheia. Se todos os pilares estiverem intactos, no entanto, a recolocação das grades de metais que formam a passarela e o mirante pode ser feita de forma rápida pela concessionária.
Um turista morreu no desmoronamento da passarela das Cataratas – FAKE
Fake. A passarela argentina da Garganta do Diabo (que não desmoronou, como detalhado na checagem acima) foi fechada antes da cheia, conforme previsto no protocolo de segurança. A queda de um turista, cujas circunstâncias estão sendo investigadas, ocorreu em outro ponto do parque argentino.
Um turista caiu fazendo selfie nas Cataratas do Iguaçu – IMPRECISO
Impreciso. Na manhã de segunda-feira (17), um turista desapareceu no lado argentino das Cataratas, nas imediações do Salto Bossetti. Os relatos são divergentes: enquanto algumas testemunhas afirmam que o homem teria caído acidentalmente ao subir, em local proibido, para fazer uma selfie, outras dizem que ele teria pulado. As investigações estão a cargo das autoridades argentinas. O Brasil apenas auxilia nas buscas. (Atualização – 19/10: Equipes de busca encontram corpo nas águas do Rio Iguaçu)
A vazão nas Cataratas do Iguaçu foi a maior dos últimos anos – FATO
Fato. Os 16,5 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), medidos na última quinta-feira (13), formam a maior vazão dos últimos oito anos nas quedas d’água. Já o recorde de todos os tempos foi registrado em 9 de julho de 2014, com 46,7 mil m³/s. O volume médio do Rio Iguaçu é de 1,5 mil m³/s nas Cataratas. Cada metro cúbico equivale a mil litros de água.
[…] Leia também:Queda de turista? Passarela destruída? Veja o fato ou fake sobre as Cataratas do Iguaçu […]
[…] Gráfico: Copel Queda de turista? Passarela destruída? Veja o “fato ou fake” sobre as Cataratas do Iguaçu […]
[…] Queda de turista? Passarela destruída? Veja o “fato ou fake” sobre as Cataratas do Iguaçu […]