O poder público de Puerto Iguazú lançou, nessa quarta-feira (18), a campanha turística #IguazuEsVerano, que tem como objetivo posicionar a cidade como um dos principais destinos de verão na Argentina.
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A ação quer atrair visitantes para as Cataratas do Iguaçu e conquistar, também, os turistas argentinos que apenas passam pela fronteira em direção ao litoral do Brasil.
Assim como em Foz do Iguaçu, a segunda quinzena de dezembro e os meses de janeiro e fevereiro formam um dos períodos de alta temporada para o turismo de Puerto Iguazú.
Em publicação na rede social Facebook, Leopoldo Lucas, presidente do Iguazú Turismo Ente Municipal (Iturem), ressaltou a participação de representantes do setor público, do empresariado local e dos veículos de comunicação no lançamento da campanha.
Lucas aproveitou a ocasião para fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2024, em áreas como melhoria da infraestrutura e atendimento ao turista.
“Estamos concluindo um ano que sabíamos que ia ser difícil e que foi encarado com muita consciência de que deveríamos redobrar os esforços para continuar promovendo e deixar o destino Iguazú no patamar mais alto”, afirmou.
Puerto Iguazú e a crise na Argentina
Devido ao cenário de retração econômica que afetou, principalmente, o primeiro semestre de 2024 na Argentina, atrativos como o Parque Nacional Iguazú estão com menos visitantes que em 2023.
Fatores surgidos no último trimestre do ano, como a estabilização da inflação e a desvalorização do real brasileiro, deverão fazer com que mais argentinos escolham Puerto Iguazú e região para fazer turismo entre dezembro e fevereiro.
Por outro lado, o fim dos preços baixos no lado argentino da fronteira afastou consumidores brasileiros e paraguaios, contraindo a atividade comercial na cidade.
O cenário para 2025 segue indefinido, dependendo, em grande medida, do avanço dos pacotes de ajuste fiscal em discussão na Argentina e no Brasil.