Secretaria apresenta Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru

Proposta é criar uma rede de trilhas no território paranaense, similar aos caminhos indígenas que conectavam diferentes regiões.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) do Paraná promoveu, nesta semana, uma reunião on-line para divulgar o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru.

Leia também:
Foz do Iguaçu poderá receber Escola Nacional de Turismo

A atividade, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado do Planejamento, teve como foco gestores municipais e representantes das instâncias de governança.

Durante a reunião, os representantes da Setu apresentaram as linhas gerais do programa, ademais dos detalhes dos procedimentos de adesão. Os municípios têm até o dia 17 de março para fazê-lo.

Na primeira fase, 84 municípios, de dez regiões turísticas, estão contemplados com o programa Caminhos do Peabiru. Os objetivos incluem fomentar a economia e envolver a comunidade, bem como promover o etnoturismo, a sustentabilidade, a cultura e o esporte.

Por definição, Peabiru é uma rede de trilhas que conectavam o litoral a áreas do interior do continente, permitindo a mobilidade dos povos.

As primeiras menções históricas ao Peabiru (Tapé Avirú, em guarani) datam do século 16. Provavelmente, o primeiro europeu a percorrer as trilhas foi o português Aleixo Garcia, que trabalhava para a Espanha.

Chamado de Alejo García nos países de língua hispânica, o explorador partiu da costa de Santa Catarina, em 1524, e chegou até a Bolívia. García faleceu durante a expedição, mas sua história foi relatada por sobreviventes que conseguiram retornar ao litoral.

Anos mais tarde, entre 1541 e 1542, o espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca usou trilhas do Peabiru para ir da atual Florianópolis a Assunção. No caminho, navegou pelo Rio Iguaçu e registrou, em seu diário, a existência das Cataratas.

Peabiru no Oeste do Paraná

Na região de Foz do Iguaçu, a adesão ao Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru é incentivada pela agência de desenvolvimento Adetur Cataratas e Caminhos.

De acordo com a Adetur, a implementação está avançada no Oeste do Paraná. As rotas já receberam sinalização rústica. Nos próximos meses, haverá a instalação de placas contendo informações turísticas sobre o Peabiru.

Regionalmente, a lista de municípios envolvidos inclui Guaíra, Terra Roxa, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, bem como Matelândia, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.