Se puder, olhe em direção ao Rio Paraná na noite desta terça-feira (15). Logo após o pôr do sol, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, será iluminada com as cores das bandeiras dos dois países, em comemoração ao feriado de 15 de agosto no país vizinho e à posse do governo do presidente Santiago Peña.
Leia também:
Iluminação da Ponte da Integração: veja as imagens dos testes das luzes
O pedido para o acionamento das luzes foi feito pela diretoria paraguaia de Itaipu. Os testes da iluminação cenográfica, com cada metade da ponte nas cores de uma bandeira, foram concluídos na semana passada, em parceria entre Consórcio Ponte, Itaipu Binacional, Governo do Paraná, Governo Federal e Prefeitura de Foz do Iguaçu.
“Nos estais da ponte foram implantados projetores com aproximadamente 19 mil pixels em RGB, que permitem alternar a iluminação em diferentes cores. Nos pilares e mastros foram instaladas barras com projetores lineares e o sistema é composto por quadro de controle para programação de mudança de tons”, descreve Itaipu, em material enviado à imprensa.
“Quando a nova ligação entre os dois países estiver liberada, a iluminação poderá também ganhar cores temáticas para marcar datas comemorativas. Com as luzes, que destacam a beleza da estrutura estaiada da construção, a Ponte da Integração reforça seu apelo como novo atrativo turístico da região de fronteira”, complementa a usina.
Locais como os obeliscos do Marco das Três Fronteiras (no Brasil, no Paraguai ou na Argentina) e a roda-gigante Yup Star Foz são pontos privilegiados para a observação das luzes, que poderão ser vistas, à distância, dos prédios mais altos e dos locais com visão desimpedida do vale do Rio Paraná.
A Ponte da Integração é do tipo estaiada, com 760 metros de extensão, vão-livre de 470 metros (o maior da América do Sul) e sustentação baseada em duas torres, com 120 metros de altura cada. O custo da obra, iniciada em 2019, foi de R$ 366,6 milhões. Ainda não há data prevista para inauguração.
Comentários estão fechados.