Para chefe do Parque Nacional, Trilha Ytepopo é só o começo

Novo roteiro foi aberto ao público nessa quinta-feira (31); acesso ao percurso de cinco quilômetros já está incluído no valor do ingresso.

Foi aberta ao público, nessa quinta-feira (31), em Foz do Iguaçu, a Trilha Ytepopo, nova opção de caminhada em meio à mata no Parque Nacional do Iguaçu. O acesso ao percurso, que tem cinco quilômetros de extensão, já está incluído no valor do ingresso.

Leia também:
Conheça a Trilha Ytepopo, nova atração do Parque Nacional do Iguaçu

O nome Ytepopo é uma referência à palavra utilizada, até meados do século 16, por indígenas que viviam na região para falar sobre as Cataratas do Iguaçu. O significado seria algo como “rio com muitos saltos” ou “rio que salta muito”.

O trajeto, inédito para os visitantes, margeia o Rio Iguaçu em seu trecho superior, acima das Cataratas. O acesso à Trilha Ytepopo acontece pelo Espaço Porto Canoas ou pelo Caminho das Bananeiras (estação Macuco Safari).

Trajeto permite vistas inéditas do trecho superior do Rio Iguaçu. Foto: Bruna Nieradka
Trajeto permite vistas inéditas do trecho superior do Rio Iguaçu. Foto: Bruna Nieradka

Marcelo Skaf, diretor-técnico da concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão dos serviços turísticos, disse que a abertura da trilha é parte dos esforços para ampliar as opções disponíveis no lado brasileiro das quedas.

“O parque precisa de um circuito, um roteiro de muitas trilhas. Um parque sem trilhas é um parque sem alma, então o que fazemos aqui hoje, junto com o ICMBio, é identificar esses locais e preparar projetos como esse do Ytepopo, para abrir o parque e termos mais de 150km de trilhas em todos os núcleos do Parque Nacional do Iguaçu”, afirmou.

Já o chefe da unidade de conservação, José Ulisses dos Santos, disse que a abertura da Trilha Ytepopo é só o começo de um processo de diversificação.

“Todos os 5km, entre floresta e rio, são uma experiência única dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Uma delícia de fazer, uma trilha segura, uma trilha bem-sinalizada, que vai proporcionar momentos incríveis para quem tiver a oportunidade e desejar conhecer. Ela é nossa e é só o começo do novo sistema de trilhas do parque”, antecipou.

O acesso à trilha estará disponível todos os dias, a partir das 9h, com último horário para entrada às 14h30. O tempo estimado para concluir o roteiro é de cerca de uma hora e 40 minutos. Para voltar, há ônibus nos pontos de embarque Macuco Safari ou Porto Canoas.

Abertura da trilha ao público foi nessa quinta-feira (31). Foto: Bruna Nieradka
Abertura da trilha ao público foi nessa quinta-feira (31). Foto: Bruna Nieradka

Serviço

Trilha Ytepopo – Parque Nacional do Iguaçu
Distância da trilha: cinco quilômetros
Funcionamento: todos os dias
Horário de acesso: das 9h às 14h30
Duração estimada: uma hora e 40 minutos
Acesso já incluído no valor do ingresso ao parque
www.cataratasdoiguacu.com.br

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.