Parque das Aves inaugura Mundo dos Tucanos em Foz do Iguaçu

Viveiro de 700 metros quadrados abriga 13 tucanos; visita proporciona proximidade e conexão com as aves de beleza exuberante

Fazer uma imersão da natureza com a presença de tucanos livres em meio ao verde da Mata Atlântica. O convite irresistível é do Parque das Aves, que acaba de inaugurar um ambiente exclusivo para uma das mais charmosas espécies: o tucano.

Leia também:
Parque das Aves lança coleção de garrafas d’água sustentáveis

Com 700 metros quadrados, o viveiro Mundo dos Tucanos conta com 13 animais das espécies tucano-toco (Ramphastos toco) e tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus).

Viveiro dos Tucanos no Parque das Aves
Muitos dos tucanos foram resgatados. Foto: Marcos Labanca

A maior parte chegou ao recinto após ações de abrigo e resgate. Alguns nasceram após a eclosão de ovos apreendidos pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em 2023.

Livres, os tucanos têm liberdade para voar de um lado a outro. Ao visitante, cabe observar e contemplar bem de perto a beleza das aves, cujas cores marcantes se destacam em meio ao verde.  

Veja o vídeo:

Parque das Aves é referência no trato com tucanos

O Mundo dos Tucanos é sonho antigo do Parque das Aves, que em 2024 completou três décadas de existência. A história do recinto está relacionada com a dos tucanos que lá estão.

Fundadora do Parque das Aves, Anna Croukamp diz que o parque tem uma experiência de 30 anos com tucanos. “Criamos um viveiro onde eles vão para sempre ficar saudáveis e alegres.”

Viveiro dos Tucanos
No Viveiro, os turistas têm proximidade com os animais. Foto: Marcos Labanca

Diretora-técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso destaca a importância da espécie – uma das mais traficadas – para o meio ambiente. “A ideia que queremos passar é de admirar esses animais e preservando também”, frisa.

Em 2024, o Parque das Aves passou a ser Centro de Apoio à Fauna Silvestre, por receber muitos animais vítimas de ações humanas, incluindo atropelamentos, queimadas e tráfico.

No viveiro, os tucanos têm à disposição galhos para descanso, bebedouros com água corrente e uma dieta com rica vegetação nativa.

As obras do Mundo dos Tucanos tiveram início em agosto do ano passado e terminaram no início de janeiro. O viveiro tem 12 metros de altura, 15,5 metros de largura e 40 metros de comprimento.

Tucano Parque das Aves
O Parque das Aves já tem vasta experiência no trato com os tucanos. Foto: Marcos Labanca

A trilha interna, com mais de 2,6 metros de largura, fica suspensa, favorecendo a segurança sanitária dos animais e a acessibilidade dos visitantes.

Resultado do esforço da equipe de 260 colaboradores do Parque das Aves, o Mundo dos Tucanos foi concebido por Anna Croukamp, que elaborou o primeiro croqui do espaço com base em dados científicos. 

Viveiro Tucanos
Em um espaço livre, os tucanos têm liberdade para voar. Foto: Marcos Labanca

Um recinto e muitos viveiros

Com o espaço destinado aos tucanos, o Parque das Aves passa a ter seis viveiros de imersão. Os outros são:

Os Pequenos Marrons: onde há jacutinga, macuco a perdiz;

Aves de Rios e Manguezais: com guarás, garças e papagaios-de-cara-roxa;

Cecropia: com quase 300 periquitos, a maioria resgatada de situações envolvendo tráfico e maus-tratos;

Araras: com várias espécies de araras e papagaios;

Borboletas e Beija-Flores: com uma área repleta de borboletas da Mata Atlântica.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.