Parque argentino das Cataratas comemora 90 anos de criação

Ato solene em Puerto Iguazú foi nessa quarta-feira (9), com a presença de autoridades locais, regionais e nacionais.

Autoridades locais, regionais e nacionais recordaram, nessa quarta-feira (9), em Puerto Iguazú, os 90 anos de criação do Parque Nacional Iguazú, unidade de conservação que preserva o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.

Leia também:
Veja a programação de outubro no Parque Nacional do Iguaçu

A data foi marcada por um ato solene comandado pelo presidente da Associação de Parques Nacionais (APN) da Argentina, Cristian Larsen, e pelo chefe do parque, José María Hervás, com a participação do ministro de Ecologia de Misiones, Martín Recamán.

Panorâmica do ato solene em Puerto Iguazú. Foto: Gentileza/APN
Panorâmica do ato solene em Puerto Iguazú. Foto: Gentileza/APN

O dia 9 de outubro é simbólico na Argentina, pois marca a data de criação dos dois parques nacionais mais antigos do país: o Nahuel Huapi, nas províncias de Río Negro e Neuquén, e o Iguazú, na província de Misiones.

O Parque Nacional Iguazú tem 67,2 mil hectares e forma, ao lado de reservas provinciais e particulares na Argentina, além dos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, um dos corredores mais importantes para a biodiversidade na América do Sul.


Em 2023, o lado argentino das Cataratas recebeu 1.508.776 visitantes, crescimento de 3,6% na comparação com 2022. O recorde anual é de 2019, último ano antes da pandemia, quando 1.635.237 argentinos e estrangeiros passaram pela unidade.

Já o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, foi criado em janeiro de 1939, como sucessor de um parque implantado, duas décadas antes, pelo governo do Paraná. Anteriormente, as terras no entorno das Cataratas pertenciam a um proprietário particular.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.