
Gigante de concreto e energia, a hidrelétrica de Itaipu pode ser contemplada de vários locais e ângulos. Mas imagina ver a barragem toda iluminada à noite? Se você gostou da ideia, embarque no passeio Itaipu Iluminada.
Leia também:
Morador de Foz pode visitar de graça a Itaipu e mergulhar na história da região
O circuito começa no Centro de Recepção, onde é feito o embarque em ônibus double deck que circula pela usina até chegar ao Mirante Central. No caminho, é possível observar detalhes do entorno da hidrelétrica e sentir o frescor do vento que entra pela janela do coletivo.

No mirante, antes da iluminação monumental, um show com músicas típicas do Brasil, Paraguai e Argentina, comandado pelos músicos Sofia Goulart e Tiago Rossato, anima os visitantes. Milonga e tango, bem como canções em guarani, colocam luz na cultura da região trinacional.
Quando termina o espetáculo das músicas, começa o das luzes. Aos poucos, a barragem vai sendo iluminada, ressaltando as placas de concreto que contrastam com a noite e as águas. Aí chega a hora das fotos, que ficam tão monumentais quanto aquele momento.
Turista de Belém do Pará, Priscila Duarte, 27 anos, encantou-se com as luzes. “O passeio retrata não só a construção da usina, mas também a história”, frisou.
A fonoaudióloga Branca Bacaicoa, 28 anos, de Foz do Iguaçu, ficou surpresa. “A gente mora aqui, já conhecia Itaipu, e não conhecia à noite, foi incrível.”

No jantar, casos e causos
Depois de música e luz, a próxima parada do passeio é o jantar no Restaurante Barrageiros. As surpresas começam no próprio restaurante, que era um dos quatro refeitórios responsáveis por alimentar mais de 130 mil barrageiros durante a construção da usina.
Em sistema all inclusive, o jantar é no sistema bufê, com entrada, sobremesas e bebidas à vontade. Logo na recepção do salão, já há drinques e snacks, entradas aperitivas.

E as surpresas não param aí. Durante o jantar, barrageiros que trabalharam na usina sobem ao palco para contar histórias daquela época. E aí, a diversão toma conta da plateia.
Natural de Tubarão (SC), Antonio Silveira é um deles. Ele relata que trabalhou 14 anos na obra e que na época eram servidas cinco refeições diárias, incluindo café, almoço, lanches e jantar.
Mineiro de Leopoldina, João de Faria Siqueira é outro trabalhador contador de causos que se lembra com felicidade das refeições. “Pensa na comida boa que era!”
Nas histórias, os barrageiros relembram importantes episódios, incluindo o show da cantora Gretchen, que estava no auge da carreira. Um dos espetáculos teve a presença de mais de dois mil operários.

Outro causo é da paródia feita pelos trabalhadores com a música Fuscão Preto, quando tiveram início as demissões, já na época da conclusão da obra. “Facão preto, você é feito de aço, meu cartão fez em pedaços…”
Para o turista potiguar Wagner Gomes, 44 anos, o passeio Itaipu Iluminada vale a pena. “Tem histórias engraçadas, mas também mostra como foi a construção da barragem, é bem interessante.”

Serviço
De acordo com o Turismo Itaipu, até este sábado, 29, moradores dos municípios lindeiros pagam R$ 80 para fazer o passeio da Itaipu Iluminada incluindo o jantar.
Para fazer a reserva, clique aqui. Já para saber mais sobre todas as opções com descontos ou gratuidades para os moradores, clique aqui.