Entidade de Foz lança roteiros conduzidos por jovens da comunidade

Associação Fraternidade Aliança (AFA) aposta no turismo criativo como ferramenta de protagonismo juvenil e aproximação.

Localizada no bairro Porto Meira, Região Sul de Foz do Iguaçu, a Associação Fraternidade Aliança (AFA) está apostando no turismo criativo como forma de dar protagonismo aos jovens da comunidade e aproximar visitantes e moradores.

Leia também:
Feira do Livro tem obras a partir de R$ 5 e fim de semana cheio de atrações

Com a consultoria do Sebrae e o apoio de Itaipu, a entidade lançou duas opções de pacotes: a oficina de arteterapia e dinâmica de grupo “Sente com a gente” e a experiência “Somos fraternidade, vem sentir”.

AFA lançou pacotes de turismo criativo para propiciar que visitantes conheçam a entidade e a comunidade local. Foto: Gentileza/Assessoria
AFA lançou pacotes de turismo criativo para propiciar que visitantes conheçam a entidade e a comunidade local. Foto: Gentileza/Assessoria

Duas vezes por semana, no contraturno escolar, os jovens assumem o papel de guias para conduzir os visitantes em uma imersão na realidade local.

Na oficina “Sente com a gente”, realizada na sede da AFA, os estudantes conversam com os visitantes e apresentam as salas de atendimento, a capela, a quadra de esportes e os espaços em que são desenvolvidas atividades de esporte, cultura e lazer.

Juntos, elaboram um suvenir e partilham o lanche afetivo, com produtos preparados e cultivados dentro da própria entidade.

Já a experiência “Somos fraternidade, vem sentir” ocorre em outro espaço mantido pela entidade, o Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli, onde são acolhidos crianças, adolescentes e jovens com questões de saúde mental.

O local é considerado referência por oferecer, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), práticas integrativas como acupuntura, constelação familiar e aromaterapia (uso de óleos essenciais para promover saúde).

O foco do passeio é, justamente, a aromaterapia. Os visitantes participam da semeadura, visitam a estufa e acompanham o cultivo de plantas com técnicas de hidroponia. Outra parada é no jardim sensorial, com identificação de plantas medicinais.

Uma das paradas é no jardim sensorial, onde são cultivadas plantas medicinais plantadas pelos próprios jovens. Foto: Gentileza/Assessoria
Uma das paradas é no jardim sensorial, onde são cultivadas plantas medicinais plantadas pelos próprios jovens. Foto: Gentileza/Assessoria

A experiência termina com uma oficina em que os participantes criam suas próprias combinações de óleos essenciais e desfrutam o café afetivo, levando para casa um buquê de hortaliças.

As hortaliças cultivadas na estufa também estão à venda para moradores locais e para empresas como restaurantes e hotéis.

O valor pago pelos turistas e pelas pessoas que compram os vegetais é dividido entre os jovens que atuam como guias e usado para a manutenção das ações.

O objetivo principal da AFA é propiciar aos jovens atividades terapêuticas que possam ser aliadas à geração de renda e possibilitar vivências de responsabilidade e comunicação. Para participar, os interessados devem fazer o agendamento prévio.

Pacotes de Turismo Criativo da AFA

Reservas e informações: (45) 99138-7640 | Agência Iguazú Wellness Experience
Preço: a partir de R$ 69,40 (o valor é cobrado por pessoa e varia de acordo com a quantidade de integrantes que realizarão a vivência no dia agendado.)

Divulgação oficial dos passeios
Divulgação oficial dos passeios

Oficina de arteterapia e dinâmica de grupo “Sente com a gente”
Experiência imersiva de arteterapia, além de visita à AFA com café afetivo
Local: sede da Associação Fraternidade Aliança (AFA)
Endereço: Rua Apolinário de Souza, 429 – Porto Meira, Foz do Iguaçu
Quando acontece: terças e quintas, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Experiência “Somos fraternidade, vem sentir”
Visita à horta com oficina de aromaterapia, usando itens cultivados pelos jovens
Local: Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli
Endereço: Malva Rosa, 145 – Conjunto Habitacional Bubas, Foz do Iguaçu
Quando acontece: segundas e quartas, das 14h às 16h30

(Com informações da assessoria da AFA)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.