![Espírito Livre - Eco Park Foz](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/EcoPark-Espirito-Livre-01-750x430.jpg)
O Eco Park Foz, espaço dedicado a promover a relação harmoniosa entre humanos e animais, lançará mais uma atração no dia 16 de fevereiro: a demonstração de treinamento de cavalos intitulada Espírito Livre.
LEIA TAMBÉM: Eco Park proporciona diversão e imersão na natureza
Com sessões às 10h e às 15h30, a apresentação promete encantar visitantes ao mostrar a comunicação livre entre a treinadora e o cavalo, sem o uso de sela ou freio, destacando conexão, confiança e respeito.
Dessa forma, a nova atração reforça o propósito do parque de valorizar o bem-estar animal e estimular a expressão do comportamento natural dos equinos. Segundo Jheini Lamin, responsável pelo treinamento, “nesta nova demonstração, o cavalo tem a oportunidade de expressar seu comportamento natural e quanto se sente conectado e seguro ao lado de sua treinadora.”
Os visitantes poderão observar de perto como o animal, apesar de seu tamanho e força, comunica-se de forma doce e inteligente. A apresentação substitui a antiga atração Crioulo: o Cavalo de Ouro, trazendo um formato ainda mais alinhado com os valores do Eco Park Foz.
Leandro Mautone, sócio-fundador do parque, destaca que a equipe está constantemente buscando inovações para melhorar a experiência dos visitantes. “Embora tenhamos uma relação antiga com a falcoaria, o Eco Park Foz ainda é novo. Estamos todos os dias pensando em como ampliar e melhorar as atividades oferecidas”, afirma.
Bem-estar animal em primeiro lugar
No Eco Park Foz, os cavalos vivem em condições que respeitam sua natureza. Eles passam o dia soltos em piquetes, com acesso a feno, água, sombra e interação com outros animais, reproduzindo o comportamento de manada. À noite, são acomodados em baias espaçosas, projetadas para seu conforto.
A equipe do parque também garante cuidados diários, como a limpeza dos cascos, penteado das crinas e caudas, e banhos refrescantes em dias quentes. “Em dias muito quentes, tomam banho para se refrescarem, mas sempre respeitando as características naturais. Também passamos repelentes para evitar moscas e mosquitos”, informa Jheini.
Ela tem uma história de vida marcada pela paixão pelos cavalos. Desde os 5 anos, quando visitava um celeiro perto de sua casa, em Balneário Camboriú (SC), desenvolveu um vínculo especial com esses animais. Formada em Direito, Jheini trabalhou durante dois anos no fórum da comarca onde residia, mas decidiu seguir seu coração e dedicar-se ao treinamento de cavalos há oito anos.
![Jheini Lamin](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/EcoPark-Espirito-Livre-02-1024x557.jpg)
O que mais o Eco Park Foz oferece?
Além da nova atração, o Eco Park Foz proporciona diversas experiências para toda a família. Os visitantes podem alimentar coelhos gigantes, miniporcos, vacas, bezerros e porquinhos-da-índia, além de explorar o viveiro de imersão com dezenas de espécies de aves resgatadas de maus-tratos.
Outras atividades incluem o Momento Coruja, no qual é possível aprender sobre a história e os hábitos desses animais, e a Floresta dos Primatas, o primeiro recinto de imersão com macacos do Brasil. Para completar, o parque oferece áreas para piqueniques, parquinho infantil e passeios de pedalinho no lago.
Como visitar
O Eco Park Foz funciona das 9h às 17h e está localizado na Rua Cruz Alta, n.º 111, próximo ao Complexo Dreams Park Show, na Rodovia das Cataratas. Moradores de Foz do Iguaçu pagam R$ 25 para visitar o parque. Além disso, moradores da região lindeira ao lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu têm direito a tarifas reduzidas.
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial – www.dreamsecopark.com.br – ou na bilheteria do atrativo. Parte da arrecadação é destinada a projetos de conservação, como o Onças do Iguaçu, reforçando o compromisso do Eco Park Foz com a preservação da fauna local.