Dia Nacional da Alegria: crianças da Escola Municipal Ponte da Amizade visitam Refúgio Biológico e Itaipu

Em passeio guiado, alunos percorreram trilha e fizeram visita panorâmica para ver a barragem da Itaipu Binacional

Uma aula a céu aberto. Assim foi o Dia Nacional da Alegria para 20 crianças da Escola Municipal Ponte da Amizade, no Jardim Jupira, em Foz do Iguaçu. Acompanhados por professores, os pequenos visitaram, nessa quinta-feira, 10, a Itaipu Binacional e o Refúgio Biológico Bela Vista.  

O tour começou no início da manhã, após o embarque no ônibus na porta da escola. Antes de pegar o trajeto rumo à primeira parada, o Refúgio Biológico, os alunos, do 3.º ano do ensino fundamental, foram recepcionados no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da hidrelétrica.

Animadas e com expectativa em alta, as crianças se encantaram ao ver, enquanto estavam a caminho do refúgio, as famílias de capivaras que vivem na Itaipu.   

Ao chegar ao Refúgio Biológico Bela Vista, o grupo percorreu uma trilha e visitou recintos onde vivem animais resgatados ou ameaçados de extinção. Os alunos, de 8 e 9 anos, vibraram ao avistar aves, mamíferos e répteis.  

Cada parada era acompanhada de uma explicação sobre as características das espécies. As crianças puderam ver de perto animais como cachorro-do-mato, jacutinga, jabuti, jacaré-de-papo-amarelo e veado-bororó.

O ânimo foi grande ao chegar próximo dos macacos-prego que vivem em meio à mata e do imenso recinto das antas. A visita terminou com um lanche.

Na sequência, as crianças fizeram o passeio Itaipu Panorâmica e puderam observar, dentro do ônibus, a barragem e alguns detalhes da gigante de concreto, no lado brasileiro e paraguaio.

Visita Refúgio /Itaipu
Visita foi guiada com explicações sobre fauna e flora. Foto: Marcos Labanca

Animais encantaram

O contato com a natureza proporcionou aos pequenos uma experiência diferente e marcante. Alguns estudantes não conheciam o refúgio e a Itaipu.

Wallace de Souza da Silva, 9 anos, contou ter gostado muito do passeio e que aprendeu mais sobre a matéria Ciências. “Gostei muito dos bichos”, disse.

Lanche visita crianças
Lanche foi oferecido às crianças no final do passeio no Refúgio. Foto: Marcos Labanca

Isis Natyelle Chaves Padilha, 8 anos, afirmou que aprendeu muito sobre os animais. Ela gostou de todos os bichos, especialmente das tartarugas. “Ela é fofinha.”

O estudante Jesus Adrian Peña Delgado, 8 anos, relatou que conheceu mais sobre os animais e gostou das capivaras. “Ela é bonita e fofinha.” Segundo ele, assimilou mais conteúdo de Ciências.

Coordenadora da Escola Ponte da Amizade, a professora Alexandra Lima realçou que o passeio é uma oportunidade para as crianças saírem da escola. A atividade faz parte do currículo e do planejamento da professora em sala. “É oportunidade de relacionar a prática à teoria da sala de aula.”

Visita Refúgio
Crianças aproveitaram cada momento do passeio. Foto: Marcos Labanca

Professora das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, Thamara Domareski comentou que o passeio foi um complemento do que tem sido trabalhado em sala. “Para eles, ter esse contato de perto é muito importante.” 

O passeio foi uma iniciativa do Itaipu Parquetec em parceria com o Sindicato Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT).  

Passeio crianças Itaipu
Passeio começou no Centro de Recepção de Visitantes – CRV/Itaipu. Foto: Marcos Labanca

O Dia Nacional da Alegria (DNA) é uma ação anual promovida pelo SINDEPAT e tem como objetivo expandir o direito ao lazer e à diversão, a partir de empresas e atrativos parceiros que abrem as portas para a comunidade.

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.