As comemorações pelo Dia das Cataratas (#CataratasDay), realizadas no domingo (10) e na segunda-feira (11) no Parque Nacional do Iguaçu, culminaram com público de 16.757 visitantes na soma das duas jornadas.
Leia também:
Semana com feriadão no Brasil e na Argentina e Black Friday no Paraguai
De acordo com a concessionária Urbia Cataratas, que gerencia os serviços turísticos no atrativo, além dos moradores locais, turistas de 59 nacionalidades foram à unidade de conservação e puderam desfrutar a programação festiva.
As atrações incluíram feira livre com produtores e artesãos da região, música ao vivo, interações com as personagens Naipi e Tarobá e as tradicionais placas de selfie para tirar fotos e publicá-las nas redes sociais com a hashtag #CataratasDay.
Quanto ao público de Foz do Iguaçu e dos outros 13 municípios vizinhos ao Parque Nacional do Iguaçu, foram emitidos 5.498 ingressos gratuitos, concedidos com a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de residência.
Na internet, conforme a Urbia Cataratas, as publicações alusivas ao #CataratasDay alcançaram 13 milhões de pessoas no Brasil e no exterior, gerando divulgação espontânea e ajudando a imagem do destino a alcançar potenciais viajantes.
No lado argentino, no Parque Nacional Iguazú, as comemorações do Dia das Cataratas tiveram descontos em restaurantes e meios de hospedagem de Puerto Iguazú, além da entrega de brindes ao visitante 1.111 do dia 11 do mês 11.
Celebrado no Brasil e na Argentina, o Dia das Cataratas recorda a eleição da paisagem fronteiriça entre as sete maravilhas naturais do planeta, ocorrida em 11 de novembro de 2011. A disputa mundial foi promovida pela fundação suíça New Seven Wonders.
A edição 2024 teve a realização do Parque Nacional do Iguaçu, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Urbia Cataratas, Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu e Visit Iguassu, com promoção da RPC.