Descubra Itaipu: datas extras para visitar a obra iluminada e o Refúgio Biológico

Moradores de Foz do Iguaçu e das cidades lindeiras não pagam ingresso.


Festas de fim de ano, início de férias, viagens e passeios. Para receber o aumento de visitantes em dezembro, que marca o começo da alta temporada, o Complexo Turístico Itaipu abriu duas datas extras para passeios. A ampliação do atendimento é para o Refúgio Biológico Bela Vista e Itaipu Iluminada.

Confira o canal especial de turismo do H2FOZ.

Com efeito, o refúgio também irá receber turistas e a comunidade nos dias 24 e 31 de dezembro (terças-feiras). E o acréscimo de datas para o passeio Itaipu Iluminada inclui os dias 26 e 29 de dezembro (quinta-feira e domingo). Moradores de Foz do Iguaçu e dos municípios lindeiros ao lago não pagam ingresso.

O complexo é operado pelo Itaipu Parquetec e permite conhecer o gigantismo da obra e vivenciar cultura, história, conhecimento, ciência e natureza, e em dezembro fica ainda mais atrativo. Todos os espaços estão decorados com a temática do Natal, e as mascotes estarão presentes na véspera e no Natal (24 e 25), fazendo a alegria das famílias.

Floresta exuberante e zoológico

O Refúgio Bela Vista integra a reserva da Mata Atlântica na região. O passeio começa pela experiência de plantio de sementes de árvore nativas, seguida de caminhada na mata por uma trilha de dois quilômetros. No percurso, os visitantes recebem informações e curiosidades sobre a fauna e flora.

refugiomata
Trilha na mata, platio de muda e zoológico integram visitantes à natureza – foto: Marcos Labanca

A trilha conduz ao zoológico e seus recintos com centenas de animais, como onças-pintadas, antas, jacarés, macacos e aves. Os moradores foram resgatados de maus-tratos e tráfico de animais ou integram projetos de conservação, caso do trabalho de reprodução de harpias, prática que é uma referência mundial.

Cultura e história

Itaipu Iluminada é um passeio para homenagear os barrageiros, trabalhadores que construíram a Itaipu Binacional, usina que acumula tanta produção de energia elétrica com nenhuma outra na história humana. No ápice da construção, foram cerca de 40 mil profissionais no canteiro de obras.

O visitante é conduzido por um ônibus com áudio-guia, sendo recebido com apresentação musical temática, com repertório fronteiriço, no Mirante Central. Após o show, ocorre a iluminação monumental da barragem, sob trilha sonora. O passeio está disponível apenas em idioma português.

Itaipu, obra monumental que integra Brasil e Paraguai – foto: Marcos Labanca

A maior parte da visita é no Mirante Central. O passeio ainda inclui a exibição de vídeo institucional e passagem do ônibus, que leva os visitantes pelos condutos forçados, que são 20 peças de 4,5 metros de diâmetro cada uma, que fazem a água chegar até as turbinas hidroelétricas, onde a energia elétrica é gerada.

Já a opção do passeio Itaipu Iluminada Especial engloba terminar a noite com um delicioso jantar no Restaurante dos Barrageiros. O cardápio contempla entradas, pratos quentes – incluindo o exclusivo Filé dos Barrageiros –, sobremesas e bebidas. São quatro horas de imersão pela usina e na cultura da região, finalizando com os sabores fronteiriços.

Recomendações e ingressos

Ambos os passeios têm cerca de duas horas de duração e são indicados para pessoas de todas as idades. No Refúgio Bela Vista, a trilha é leve, porém quem tem alguma deficiência deve entrar em contato previamente para um melhor atendimento. Na Itaipu Iluminada, o volume da música pode ser desconfortável para autistas, crianças pequenas e idosos.

Confira as datas e horários dos passeios em dezembro e início de janeiro:

  • Até 25 de dezembro

Itaipu Panorâmica

Aberto todos os dias, das 8h30 às 17h. Saídas, em média, a cada 10 e 15 minutos. Passeio inclui parada com tempo livre no Mirante Central.

Itaipu Especial

Aberto todos os dias das 8h30 às 15h30, com saídas diárias nos seguintes horários: 8h30, 9h, 9h30, 11h, 13h, 14h30, 15h e 15h30.

Itaipu Refúgio Biológico

Aberto de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 15h30. Seis saídas diárias: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30.

Itaipu Iluminada

Sextas-feiras e sábados, às 19h.

Exposições Ecomuseu

Aberto de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 16h. Terça-feira é fechado.

  • 26 de dezembro a 5 de janeiro

Itaipu Panorâmica

Aberto todos os dias, das 8h30 às 17h. Saídas, em média, a cada 5 e 10 minutos, com parada com tempo livre no Mirante Vertedouro e Mirante Central.

Itaipu Especial

Aberto todos os dias, das 8h30 às 15h30. Disponibilidade das seguintes saídas diárias: 8h30, 9h, 9h30, 11h, 13h, 14h30, 15h e 15h30.

Itaipu Refúgio Biológico

Aberto de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 15h30. Oferece seis saídas diárias: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. Atendimento com datas extras dias 24 e 31 de dezembro.

Itaipu Iluminada

Aberto quinta e sexta-feira, sábado e domingo, às 19h. Passeio com datas extras nos dias 26 e 29 de dezembro, com mais disponibilidade de vagas, sem alteração de horários.

Exposições Ecomuseu

Aberto de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 16h; fechado às terças-feiras.

Terça-feira fechado.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.