Fechada desde o último domingo (8), devido à cheia no Rio Iguaçu, a passarela argentina da Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu, foi reaberta às 10h desta quinta-feira (12) em Puerto Iguazú.
Leia também:
Cataratas: passarela da Garganta do Diabo é reaberta no Brasil
A informação foi divulgada à imprensa pela administração do Parque Nacional Iguazú e pela concessionária Iguazú Argentina, que administra os serviços no lado argentino das Cataratas.
“Após os monitoramentos correspondentes do volume do Rio Iguaçu e a verificação das condições de segurança, amanhã [hoje], na primeira hora, faremos os últimos controles e as tarefas de fiscalização para liberar a passarela a partir das 10h”, informa a nota da administração.
O protocolo de segurança adotado no lado argentino das Cataratas dispõe sobre a análise do fechamento preventivo do acesso à Garganta do Diabo, nos momentos em que a vazão do Rio Iguaçu supera a marca dos seis mil metros cúbicos por segundo (m³/s), quatro vezes acima do normal.
A trilha argentina tem mais de um quilômetro de extensão sobre o rio e fica em um lugar mais exposto aos efeitos das cheias. A passarela brasileira, por sua vez, está em um local mais protegido, que permite a continuidade da operação por mais tempo.
Na terça-feira (10), contudo, até mesmo a trilha do lado brasileiro precisou ser fechada, devido à vazão seis vezes acima do referencial padrão. A liberação ocorreu na manhã de quarta (11), com a interdição tendo durado apenas 23 horas.
Todas as passarelas abertas
Nesta quinta-feira, todas as passarelas e mirantes estão abertos ao público nas Cataratas do Iguaçu, tanto no lado brasileiro (Parque Nacional do Iguaçu), como no lado argentino (Parque Nacional Iguazú).
A compra dos ingressos pode ser feita na internet, com reserva de dia e horário, nos endereços www.cataratasdoiguacu.com.br e www.iguazuargentina.com.