A usina de Itaipu recebeu, na última segunda-feira (2), seu turista mais velho de todos os tempos. Com 102 anos, Bibiano do Valle já tinha 52 quando a hidrelétrica binacional começou a ser construída, na década de 1970.
Leia também:
Cataratas do Iguaçu: veja o horário para o fim do ano e janeiro
Nascido no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1922, o aposentado decidiu comemorar o aniversário na usina, acompanhado por familiares como a neta Maitê Cruz do Valle, de 39 anos, que organizou a viagem.
“Quis comemorar meus 102 anos aqui porque é um ponto fundamental para o Brasil, para a história do Brasil. Uma empresa que fornece energia para dois países, temos que levar muito em consideração”, explicou o centenário.
Atualmente, Bibiano vive em São Paulo, após uma vida dedicada à Marinha e ao serviço público federal. A descoberta da chegada do turista mais velho ocorreu por acaso, devido a uma falha no sistema de reservas, que tinha apenas dois dígitos para cadastrar a idade.
Bibiano, Maitê e o marido continuarão em Foz do Iguaçu até sexta-feira (6), percorrendo atrações como as Cataratas e o Marco das Três Fronteiras e fazendo passeios no Paraguai e na Argentina.
Visitante octogenária no Macuco
Do outro lado da cidade, no Macuco Safari, uma visitante de 81 anos encarou atividades como o cachoeirismo no Salto Macuco e o rafting nas corredeiras do Rio Iguaçu, mostrando que não há idade máxima para experimentar fortes emoções.
A argentina Rosa Saucedo, mais conhecida como Rosita, trabalha como guia e fez parte de um grupo da Liga Independente de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), que percorreu o atrativo.
Questionada se estava apreensiva, prontamente respondeu: “Que nada, eu já fiz rafting outras vezes e estou empolgadíssima.” Após o passeio, elogiou a equipe do Macuco pela clareza nas informações e pela confiança transmitida.
(Com informações de Itaipu Binacional e Macuco Safari)