Aposentado de 102 anos é o turista mais velho a visitar Itaipu

Quando Itaipu foi criada, em 1974, Bibiano do Valle já tinha 52 anos; além dele, uma octogenária fez um passeio radical por Foz do Iguaçu.

A usina de Itaipu recebeu, na última segunda-feira (2), seu turista mais velho de todos os tempos. Com 102 anos, Bibiano do Valle já tinha 52 quando a hidrelétrica binacional começou a ser construída, na década de 1970.

Leia também:
Cataratas do Iguaçu: veja o horário para o fim do ano e janeiro

Nascido no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1922, o aposentado decidiu comemorar o aniversário na usina, acompanhado por familiares como a neta Maitê Cruz do Valle, de 39 anos, que organizou a viagem.

“Quis comemorar meus 102 anos aqui porque é um ponto fundamental para o Brasil, para a história do Brasil. Uma empresa que fornece energia para dois países, temos que levar muito em consideração”, explicou o centenário.

Aposentado foi recebido de forma especial pela equipe da usina.
Aposentado foi recebido de forma especial pela equipe da usina. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Atualmente, Bibiano vive em São Paulo, após uma vida dedicada à Marinha e ao serviço público federal. A descoberta da chegada do turista mais velho ocorreu por acaso, devido a uma falha no sistema de reservas, que tinha apenas dois dígitos para cadastrar a idade.

Bibiano, Maitê e o marido continuarão em Foz do Iguaçu até sexta-feira (6), percorrendo atrações como as Cataratas e o Marco das Três Fronteiras e fazendo passeios no Paraguai e na Argentina.

Visitante octogenária no Macuco

Do outro lado da cidade, no Macuco Safari, uma visitante de 81 anos encarou atividades como o cachoeirismo no Salto Macuco e o rafting nas corredeiras do Rio Iguaçu, mostrando que não há idade máxima para experimentar fortes emoções.

Rosita encarou todas as emoções do Macuco.
Rosita encarou todas as emoções do Macuco. Foto: Rodrigo Rahmeier/Macuco Safari

A argentina Rosa Saucedo, mais conhecida como Rosita, trabalha como guia e fez parte de um grupo da Liga Independente de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), que percorreu o atrativo.

Questionada se estava apreensiva, prontamente respondeu: “Que nada, eu já fiz rafting outras vezes e estou empolgadíssima.” Após o passeio, elogiou a equipe do Macuco pela clareza nas informações e pela confiança transmitida.

(Com informações de Itaipu Binacional e Macuco Safari)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.