Fechada desde o último dia 29 de outubro, devido à cheia do Rio Iguaçu, a passarela brasileira da Garganta do Diabo, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, foi reaberta nesta quinta-feira (9), às 9h, após inspeção e avaliação da equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, responsável pelos serviços turísticos.
Leia também:
– Moradores de Foz do Iguaçu terão entrada de graça nas Cataratas no sábado (11)
– Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
– Foz do Iguaçu prevê alta visitação em feriadão com Black Friday na fronteira
A interdição do acesso de turistas à passarela foi decidida após monitoramento da vazão do Rio Iguaçu, que chegou ao seu pico no dia 30, com 24.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), fluxo 16 vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s. Os demais mirantes e trechos da trilha permaneceram sempre abertos ao público.
Atualização – 16/11: às 9h desta sexta-feira (16), o acesso à passarela voltou a ser interditado, pois o nível do Rio Iguaçu subiu após as últimas chuvas. A situação será avaliada no sábado (17), pois há tendência de diminuição da vazão ao longo do fim de semana.
Na manhã desta quinta-feira, a vazão nas quedas fronteiriças, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 7.300m³/s, ainda cinco vezes acima do normal, mas já dentro dos patamares de segurança para a reabertura da passarela e para a operação dos passeios de barco no cânion do Rio Iguaçu.
Para os próximos dias, a tendência é de continuidade de volumes entre três e quatro vezes maiores que o normal nas Cataratas, o que costuma atrair grupos adicionais de turistas e moradores da região. O Parque Nacional do Iguaçu abre todos os dias, e os ingressos são vendidos na internet, no endereço www.cataratasdoiguacu.com.br.
Lado argentino
No Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas, em Puerto Iguazú, ainda não há data prevista para a reabertura da passarela da Garganta do Diabo, que teve pelo menos parte de sua extensão de 1.100 metros arrastada pela cheia do Rio Iguaçu.
De momento, o parque argentino está aberto com o Circuito Inferior (total), Circuito Superior (apenas parte do trajeto), Sendero Verde e Sendero Macuco, além dos passeios náuticos opcionais. A dimensão dos danos ao circuito Garganta do Diabo ainda não pôde ser completamente avaliada.
Comentários estão fechados.