Passarela da Garganta do Diabo é reaberta nas Cataratas do Iguaçu

Mirante do lado brasileiro estava fechado desde o dia 29, devido à cheia; passarela na Argentina segue sem previsão de reabertura.

Fechada desde o último dia 29 de outubro, devido à cheia do Rio Iguaçu, a passarela brasileira da Garganta do Diabo, no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, foi reaberta nesta quinta-feira (9), às 9h, após inspeção e avaliação da equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, responsável pelos serviços turísticos.

Leia também:
Moradores de Foz do Iguaçu terão entrada de graça nas Cataratas no sábado (11)
Vídeo mostra enchente arrastando passarela das Cataratas na Argentina
Foz do Iguaçu prevê alta visitação em feriadão com Black Friday na fronteira

A interdição do acesso de turistas à passarela foi decidida após monitoramento da vazão do Rio Iguaçu, que chegou ao seu pico no dia 30, com 24.200 metros cúbicos por segundo (m³/s), fluxo 16 vezes acima do referencial padrão de 1.500m³/s. Os demais mirantes e trechos da trilha permaneceram sempre abertos ao público.

Atualização – 16/11: às 9h desta sexta-feira (16), o acesso à passarela voltou a ser interditado, pois o nível do Rio Iguaçu subiu após as últimas chuvas. A situação será avaliada no sábado (17), pois há tendência de diminuição da vazão ao longo do fim de semana.

Na manhã desta quinta-feira, a vazão nas quedas fronteiriças, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), era de 7.300m³/s, ainda cinco vezes acima do normal, mas já dentro dos patamares de segurança para a reabertura da passarela e para a operação dos passeios de barco no cânion do Rio Iguaçu.

Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu. Gráfico: Copel

Para os próximos dias, a tendência é de continuidade de volumes entre três e quatro vezes maiores que o normal nas Cataratas, o que costuma atrair grupos adicionais de turistas e moradores da região. O Parque Nacional do Iguaçu abre todos os dias, e os ingressos são vendidos na internet, no endereço www.cataratasdoiguacu.com.br.

Decisão sobre abrir ou fechar a passarela tem como base os dados da vazão do Rio Iguaçu em diferentes pontos. Foto: Cesar Muller/Urbia Cataratas
Decisão sobre abrir ou fechar a passarela tem como base os dados da vazão do Rio Iguaçu em diferentes pontos. Foto: Cesar Muller/Urbia Cataratas

Lado argentino

No Parque Nacional Iguazú, lado argentino das Cataratas, em Puerto Iguazú, ainda não há data prevista para a reabertura da passarela da Garganta do Diabo, que teve pelo menos parte de sua extensão de 1.100 metros arrastada pela cheia do Rio Iguaçu.

De momento, o parque argentino está aberto com o Circuito Inferior (total), Circuito Superior (apenas parte do trajeto), Sendero Verde e Sendero Macuco, além dos passeios náuticos opcionais. A dimensão dos danos ao circuito Garganta do Diabo ainda não pôde ser completamente avaliada.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.