Volume às 10h era de 12,1 mil metros cúbicos por segundo; passarela da Garganta do Diabo foi interditada.
As fortes chuvas dos últimos dias na bacia do Rio Iguaçu, nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, ampliaram a vazão das Cataratas do Iguaçu em oito vezes na comparação com o volume normal de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s). Às 10h da manhã desta quarta-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, o fluxo medido nas quedas d’água já era superior a 12.100m³/s, com tendência de aumento para as próximas horas.
Leia também:
– Boletim de Itaipu aponta riscos de inundações em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este
– Passarela da Garganta do Diabo, lado brasileiro, é reaberta nas Cataratas do Iguaçu
– Enchente arrasta partes de passarela argentina nas Cataratas do Iguaçu – veja as fotos
Como resultado, a direção do Parque Nacional do Iguaçu decidiu pela interdição da passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo, localizada no trecho final da Trilha das Cataratas (Nota da redação: os demais mirantes permanecem abertos, sem previsão de interdição). O passeio de barco do Macuco Safári, que leva os visitantes até o cânion do Rio Iguaçu, também foi suspenso.
Para quem quer conferir de perto o espetáculo das águas, o funcionamento do parque é das 9h às 16h. A compra de ingressos é feita exclusivamente pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br, com agendamento de dia e horário (há vagas disponíveis para hoje e para os próximos dias). Moradores de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos à unidade têm direito aos descontos do Passe Comunidade.
Comentários estão fechados.