Parque Nacional do Iguaçu testa novo ônibus elétrico

Silencioso, modelo Azure A12, da TEVX Higer, percorre o trecho entre o Centro de Visitantes e o Espaço Porto Canoas.

Responsável pela gestão dos serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu, a concessionária Urbia Cataratas está testando um novo modelo de ônibus elétrico para o transporte dos visitantes que chegam ao principal atrativo de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Ônibus elétricos começam a rodar em Ciudad del Este – veja as fotos

Os testes do modelo Azure A12, fabricado pela empresa TEVX Higer, tiveram início no último dia 8, com a capacitação de motoristas para o aproveitamento de tecnologias como o sistema de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia em até 30%.

Circulação pela BR-469 no trecho interno do parque é restrita. Foto: Isaac Campos/Urbia Cataratas
Circulação pela BR-469 no trecho interno do parque é restrita. Foto: Isaac Campos/Urbia Cataratas

“A direção do ônibus é mais leve e tecnológica, a movimentação fica mais confortável, e todos os comandos são sensíveis. Ao dirigir é possível constatar como o ônibus é moderno e prático, sem nenhuma emissão de som, é muito silencioso”, relatou Valmir da Silveira, motorista do parque, após treinamento para a condução do novo transporte.

A principal vantagem está relacionada à redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. Segundo a fabricante, o uso do veículo 100% elétrico é capaz de evitar a emissão de 110 mil quilos de dióxido de carbono (CO²) por ano, equivalente à captura feita por 770 árvores.

Após a conclusão dos testes, a concessionária avaliará a aquisição de unidades do modelo. Atualmente, a frota do sistema de ônibus do Parque Nacional do Iguaçu é composta por veículos híbridos e a combustão.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.