Com o objetivo de contribuir para a redução da poluição plástica no mundo, o Parque das Aves acaba de lançar uma coleção exclusiva de garrafas de água com embalagens sustentáveis. Todas são ilustradas com espécies de aves comuns na Mata Atlântica.
As aves que embelezam a coleção, feita em parceria com a empresa Água na Caixa, são o guará, a arara-vermelha, a harpia, o flamingo, o tucano-toco e a jacutinga.
Disponíveis apenas no Parque das Aves, as garrafas em formato de caixa proporcionam, além de uma alternativa prática e ecológica para hidratação dos visitantes ao longo da trilha, uma experiência consciente e colecionável.
“A sustentabilidade está no coração de tudo o que fazemos no Parque das Aves. Este lançamento é mais um exemplo de como buscamos alinhar as experiências dos visitantes com nossa missão de conservação”, afirma Luciana Limanski, diretora-financeira e coordenadora do GT de Sustentabilidade do Parque das Aves.
Parceria em prol da sustentabilidade
Há pouco mais de um ano, o GT de Sustentabilidade do Parque das Aves começou a procurar alternativas para substituir as tradicionais garrafas de água de plástico.
Depois de várias pesquisas, a equipe foi apresentada à empresa Água na Caixa, uma startup fundada em 2021 que tem como proposta tornar o ato de beber água algo simples e sustentável.
Luciana diz que o parque apostou na vantagem de trocar a garrafa de plástico por uma embalagem mais sustentável, prática e fácil de transportar. O recipiente ainda tem certificação FSC e a única água mineral carbono neutro do Brasil.
Para ela, esses são os pontos-chave da mudança, porque as garrafas podem ser reutilizadas e geram conhecimento sobre as espécies da Mata Atlântica.
Homenagem às aves da Mata Atlântica
Para compor a coleção exclusiva de caixas de água, foram escolhidas aves da Mata Atlântica que são icônicas para o Parque das Aves, como a arara-vermelha e o tucano-toco.
A jacutinga, por sua vez, foi escolhida porque é símbolo do trabalho de conservação do Parque das Aves, com um projeto certificado internacionalmente, o Voa, Jacutinga, que já enviou 19 aves para serem reintroduzidas em São Paulo pela SAVE Brasil.
Luciana lembra que ao comprar uma caixa de água exclusiva do Parque das Aves e utilizá-la várias vezes, cada visitante pode interessar-se em conhecer mais sobre as espécies, compartilhando com amigos e familiares e gerando mais informação sobre a rica biodiversidade.
As ilustrações exclusivas de aves da Mata Atlântica foram feitas pela Agência Fog a pedido do parque.
Sustentabilidade todos os dias
Além do lançamento da nova linha de caixas de água reutilizáveis, o Parque das Aves mantém um compromisso contínuo com a sustentabilidade.
Entre suas diversas ações se destacam a substituição das garrafas plásticas de água com gás por latas de alumínio, o uso de energia renovável, a reciclagem de resíduos orgânicos para compostagem, a troca de plásticos descartáveis em toda a operação, entre outras iniciativas.
Todas as ações fazem parte de uma estratégia maior para minimizar o impacto ambiental e promover práticas mais conscientes no turismo.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves é um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica. Atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024.
Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao local, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na loja de suvenires.
(Com informações da assessoria de imprensa)