O Parque das Aves realiza nesta sexta-feira, 26 de julho, das 9h às 16h, a exposição “Manguezal: o Berçário da Vida”. A iniciativa visa a comemorar o Dia de Proteção aos Manguezais e contribuir para ampliar a conscientização sobre a importância vital desses ecossistemas.
Os manguezais são ecossistemas muito importantes que servem como zonas de transição entre ambientes terrestres e marinhos, auxiliando na absorção de carbono e na mitigação das mudanças climáticas, explica Gabriela Possato, supervisora pedagógica da área de educação para conservação do Parque das Aves.
Com rica biodiversidade, o manguezal atua na proteção costeira e é berçário para muitas espécies marinhas. Também contribui para a retirada de gás carbônico da atmosfera. No entanto, é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo em razão da expansão urbana costeira, a poluição e o desmatamento.
No Brasil, os manguezais se estendem desde o litoral do estado do Amapá até a região de Laguna (SC). Porém, boa parte já foi destruída. “Pesquisadores apontam que 25% das zonas de manguezais no Brasil tenham sido destruídas desde o começo do século 20, e muitas regiões de mangue sofrem com a fragmentação de áreas que antes eram contínuas”, diz Gabriela.
A exposição, que estará montada próximo do Viveiro Aves de Rios e Manguezais, terá painéis informativos, fotografias, peças anatômicas e mediação conduzidas pela equipe de educação para conservação do Parque das Aves. Foi planejada para ser uma experiência voltada para todas as idades, incentivando, além das descobertas, o respeito pela natureza.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves é um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas. Neste ano, completa 30 anos de atuação. Instituição privada, é mantida com o ingresso de visitantes, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na loja de suvenires.
Serviço
Evento: “Manguezal: o Berçário da Vida”
Data: 26 de julho
Horário: das 9h às 16h
Local: Parque das Aves, próximo à entrada das Cataratas do Iguaçu
Valor: gratuito mediante compra do ingresso na bilheteria ou site: ingressos.parquedasaves.com.br
(Com informações da assessoria de imprensa)
Comentários estão fechados.