Paraná tem 2.º maior crescimento de turistas internacionais no semestre

Aumento foi de 25%, com a entrada de mais de 500 mil visitantes de outros países de janeiro a junho.

O Paraná obteve o segundo maior crescimento de turistas internacionais no primeiro semestre de 2024. O aumento foi de 25%, com a entrada de 507 mil visitantes de outros países, de janeiro a junho, contra 403 mil no mesmo período no ano anterior.

LEIA TAMBÉM: Capoeira é destaque no Marco das Três Fronteiras neste fim de semana

O estado está entre os cinco principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Os dados são da Agência Estadual de Notícias (AEN) e podem ser consultados no site da Embratur. A variação reflete as políticas públicas, avalia o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

“Sem a decisão e apoio do governador de entender o turismo como fonte de emprego e renda, não é possível atrair turistas internacionais”, expõe. E o Paraná vem destacando-se nessa direção, atraindo mais público para as belezas e atrações do estado.

Somente Santa Catarina teve variação maior (53%) que o Paraná na recepção de turistas estrangeiros de janeiro a junho de 2024, mas recebendo menos turistas visitantes de outros países: 315.697. O top 5 é formado, ainda, com:

  • Rio de Janeiro: variação de 24% no primeiro semestre (760.280 em 2024 e 609.023 em 2023);
    São Paulo, + 9% (1.111.522 em 2024 e 1.052.226 em 2023); e
  • Rio Grande do Sul, que apresentou queda de 18% no período (619.021 em 2024 e 794.997 em 2023).
  • Ações em prol do turismo

Mais turistas

O Governo do Paraná elenca algumas frentes em que atua e podem ter contribuído para o crescimento na recepção de turistas estrangeiros. Uma delas foi a abertura do Porto de Paranaguá para recepcionar navios de cruzeiros no litoral.

O estado também abriu novos voos internacionais nos aeroportos das cidades paranaenses, e o órgão de turismo mantém diálogo com instituições e representantes do exterior. O Paraná, em parceria com demais entes, também promove campanhas para difundir o destino.

“Ao todo, os navios fizeram 16 paradas no litoral, e essa foi a primeira vez que entramos na rota das empresas que atuam nesse ramo”, cita o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Henrique Silvestrin Zani. “Os navio atracaram no estado entre os meses de dezembro e março, encerrando a temporada com 13.766 mil turistas estrangeiros chegando ao estado por vias marítimas”, completa.

Junho também foi mais um mês de aumento de turistas estrangeiros no Paraná, com 11,2 mil visitantes a mais do que no mesmo mês em 2023. Esse é o mês em que se inicia a época mais fria do ano e no qual o Governo do Estado lançou uma campanha para apresentar os atrativos e produtos típicos do inverno.

Pelo ar

A conexão aérea também faz parte da conta, já que o Paraná incluiu quatro novas rotas diretas neste ano, como o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que passou a receber voos sem conexão de Santiago (Chile) pela JetSmart. O terminal dobrou o número de voos internacionais em 2024.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.