![Observatório Nacional de Turismo ficará instalado no Itaipu Parquetec.](https://www.h2foz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/130225robertocastro-750x430.jpg)
Itaipu Binacional e Ministério do Turismo (MTur) firmaram, nessa quarta-feira (12), um acordo de cooperação técnica.
Leia também:
ABIH Paraná Regional Oeste elege diretoria para o biênio 2025-2026
O convênio tem como objetivo desenvolver e fortalecer um observatório nacional de turismo no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu.
A parceria também prevê a criação de um laboratório de inovação, bem como parcerias público-privadas para estimular pesquisas e iniciativas criativas para o setor.
Segundo Itaipu, o documento leva a assinatura do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do diretor-geral brasileiro, Enio Verri. A parceria terá abrangência nacional e vigência inicial de três anos.
Conforme o ministro Celso Sabino, o acordo com a binacional resultará em benefícios a toda a cadeia produtiva do setor turístico brasileiro.
“[A parceria] É valiosa, vai proporcionar que o Brasil tenha, pela primeira vez, em um local consolidado, todas as informações do nosso setor, permitindo que novos dados sejam construídos e virem parâmetros para a tomada de decisões da cadeia produtiva do turismo, desde o pequeno empresário até o governo federal”, afirmou.
Já o diretor Enio Verri ressaltou que, além de produzir energia, Itaipu está comprometida em gerar desenvolvimento. O turismo, de acordo com ele, tem caráter fundamental nesse processo.
“O observatório tem tudo a ver com Itaipu e terá papel estratégico para o Brasil identificar se está indo na direção certa”, disse.
Observatório Nacional de Turismo
O Observatório Nacional de Turismo terá como público-alvo destinos turísticos, prefeituras e secretarias de Turismo, bem como empresas e instituições.
Além disso, serviços sociais autônomos, entidades financeiras, instituições de ensino e pesquisa, comunidades locais e outros observatórios também terão acesso aos dados compilados no Itaipu Parquetec.
O trabalho do observatório auxiliará na execução do Plano Nacional de Turismo, que prevê ações em diversos setores até 2027.
(Com informações de Itaipu Binacional)