Municípios terão até o dia 25 de fevereiro para enviar os dados, segundo o órgão federal; última atualização foi em 2019.
O Ministério do Turismo abriu o “Mapa do Turismo” para receber informações dos municípios brasileiros. Segundo o órgão, as prefeituras terão até o dia 25 de fevereiro para enviar os dados correspondentes aos destinos.
A ferramenta é um sistema de dados turísticos que subsidia a tomada de decisões e a definição de políticas públicas. É empregada nas ações que envolvem os três entes: municipal, estadual e federal.
O Ministério do Turismo pretende lançar o novo mapa no dia 28 de março. A última atualização foi em 2019, quando envolveu 3.694 cidades e 333 regiões turísticas.
“A prefeitura que desejar fazer parte deve solicitar a senha juntamente aos órgãos estaduais de turismo, como as secretarias dos governos estaduais responsáveis por essas áreas”, informou o ministério.
As informações devem ser encaminhadas por meio do site específico do Mapa do Turismo. As prefeituras precisam revisar os conteúdos já constantes no sistema e incluir novos dados, se necessário.
“Quanto mais detalhes sobre as atividades turísticas em cada local, mais condições os entes públicos terão para avaliar o setor e pensar políticas públicas”, frisou o Ministério do Turismo. Esse levantamento pode incluir:
- número de meios de hospedagem;
- empregos do setor;
- quantidade estimada de visitantes; e
- arrecadação de impostos com hospedagens.
“As informações devem ser validadas pelos órgãos estaduais de turismo”, enfatiza o ministério. “Esses entes também servem como interlocutores para esclarecer as prefeituras sobre os requisitos e regras para participar da atualização do sistema”, conclui.
Comentários estão fechados.