Símbolo da integração e da convivência harmônica entre os três países da região, o Marco das Três Fronteiras completa 121 anos neste sábado, 20. O obelisco verde e amarelo foi inaugurado em 1903 – 11 anos antes da fundação oficial de Foz do Iguaçu.
LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu inicia convenções com 13 pré-candidatos a prefeito
Instituído como elemento de estrema fronteiriça, pelo Marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira, fica defronte ao marco argentino, às margens do Rio Iguaçu, e ao paraguaio, à direita do Rio Paraná. Cada obelisco expõe as cores nacionais.
O Marco das Três Fronteiras está na região do Porto Meira, na foz do Rio Iguaçu, encontro com o Paranazão. Converte-se em espaço turístico e cultural para moradores e visitantes do Brasil e de vários países. Um dos atrativos públicos mais visitados de Foz do Iguaçu, em junho recebeu turistas de 65 países.
Natureza, cultura, gastronomia
No fim de semana, o Marco das Três Fronteiras está disponível para visitação a partir das 11h, sábado e domingo. O espaço centenário une natureza, cultura, gastronomia e história, com destaque para as apresentações artísticas que representam Argentina, Brasil e Paraguai.
Os espetáculos fazem alusão à cultura e “às populações indígenas e à imigração europeia na região”. São 20 artistas locais e regionais no elenco, que se apresentam diariamente, das 18h30 às 20h30, junto ao obelisco e em interação com o público.
Há dois espaços gastronômicos, sendo um deles o Restaurante Cabeza de Vaca, com música ao vivo e um cardápio especial dos três países. O outro é a Praça Três Fronteiras, que oferece aos visitantes uma variedade gastronômica da região ao ar livre.
Gratuidade para morador
O morador de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o Marco das Três Fronteiras, mediante documento com foto e comprovante de residência na cidade. Para facilitar o acesso diário, o cadastro é digitalizado e tem validade de um ano.
Gestão
O Grupo Cataratas faz gestão de atrativos na área de turismo sustentável no Brasil desde 1999, incluindo o Marco das Três Fronteiras. Os serviços são voltados ao ecoturismo e reúnem hoje seis atrativos de Foz do Iguaçu até Fernando de Noronha.
Programação do Marco das Três Fronteiras em julho
13h30: abertura do atrativo para visitação
17h: música ao vivo no Cabeza de Vaca
18h30: A Lenda das Cataratas
18h50: O Minueto e registro com visitantes
19h: Boleadeira argentina
*Apresentação principal
19h30: Show Três Fronteiras
- Atendimento
Bilheteria e acesso: das 13h30 às 21h
Restaurante Cabeza de Vaca: das 15h às 22h
Apresentações culturais: a partir das 18h30
- Acesso
De segunda a sexta-feira: das 13h30 às 21h
Sábado e domingo: das 11h às 21h
Comentários estão fechados.