Programa lançado em Foz do Iguaçu quer impulsionar turismo internacional no Brasil

Iniciativa tem como foco simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos para estrangeiros que desejam viajar para o país.

A usina de Itaipu foi o cenário, nessa quinta-feira (1.º), para o lançamento do Conecta IGU – Programa de Inovação Voltado ao Setor de Turismo. A iniciativa é uma parceria entre Itaipu Binacional, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Leia também:
Aquário de Foz do Iguaçu irá atrair turistas e atuar na conservação da biodiversidade

O objetivo é acelerar o desenvolvimento de startups que apresentem soluções sustentáveis para desafios do turismo brasileiro, com foco em pontos como simplificar e agilizar o processo de emissão de vistos para turistas estrangeiros e criar indicadores que permitam compreender melhor e dinamizar o fluxo de visitantes no país.

A cerimônia de lançamento, realizada no Edifício da Produção, trouxe a Foz do Iguaçu autoridades como a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e pelo diretor-superintendente do PTI, Irineu Colombo.

No entender da ministra, o Conecta IGU “vai ser muito importante para que a gente possa atrair mais turistas [ao Brasil]. E a parceria [do governo federal] com a Itaipu e o PTI é muito forte. Por isso, tenho certeza de que será um marco para o turismo brasileiro”.

Já Enio Verri mencionou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro que mais atrai visitantes estrangeiros, atrás somente do Rio de Janeiro. A própria hidrelétrica binacional e as Cataratas do Iguaçu são atrativos conhecidos internacionalmente. “Estamos na ponta do país, mas temos muito a contribuir e queremos contribuir”, afirmou.

Inscrições

De acordo com Itaipu, os investimentos previstos no programa são de R$ 350 mil, com teto de até R$ 70 mil para cada projeto. As inscrições para os empreendedores interessados poderão ser feitas até o dia 17 de junho, no endereço www.pti.org.br/conectaigu.

O processo de seleção será dividido em três etapas: homologação e avaliação das propostas; pré-aceleração das startups (com orientação, suporte e acompanhamento das 15 mais bem classificadas); e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora (pitch day). Ao final do processo, serão escolhidas até cinco propostas. O prazo para a execução será de até seis meses, a contar da data da assinatura do contrato.

As startups selecionadas terão incentivos como acesso à infraestrutura, apoio e mentoria técnica de especialistas do PTI e da Embratur; networking e conexões com parceiros das instituições envolvidas; acesso à incubadora do PTI; acesso ao Smart CTI (sandbox), para testes e validações de tecnologias do setor em ambiente real, entre outros.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.