Há 40 anos, lado argentino das Cataratas recebia título da Unesco

Reconhecimento do Parque Nacional Iguazú como patrimônio da humanidade ocorreu em 1984, dois anos antes do lado brasileiro.

O Ministério do Turismo da província de Misiones recordou, nesse sábado (2), os 40 anos do reconhecimento do Parque Nacional Iguazú e das ruínas argentinas das Missões Jesuíticas como patrimônio da humanidade.

Leia também:
Cataratas Day: veja a programação no Brasil e na Argentina
Visitar as Cataratas na Argentina ficará mais caro em novembro

O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como parte dos esforços de preservação da paisagem das Cataratas e do patrimônio das missões de San Ignacio Miní, Santa María, Loreto e Santa Ana.

O reconhecimento ao parque que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu ocorreu antes do lado brasileiro. A inscrição do Parque Nacional do Iguaçu na lista da Unesco seria formalizada apenas dois anos mais tarde, em novembro de 1986.

Além do compromisso de preservação, o título de patrimônio da humanidade auxilia na divulgação dos locais para o público e incentiva o desenvolvimento da atividade turística.

Aspecto da visita diurna às antigas edificações. Imagem: Divulgação/Ministério do Turismo de Misiones
Vista parcial das ruínas de San Ignacio Miní. Imagem: Divulgação/Ministério do Turismo de Misiones

Posteriormente, em 2011, as Cataratas do Iguaçu entrariam também na lista das sete maravilhas naturais do planeta, elaborada pela fundação New Seven Wonders. Por esse motivo, o dia 11 de novembro, data da eleição, foi declarado como o Dia das Cataratas.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.