O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu, nesta semana, a licença ambiental que autoriza a construção do AquaFoz, aquário que será erguido em uma área particular com 23 mil metros quadrados, em Foz do Iguaçu, às margens da BR-469 e bem ao lado do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.
Leia também:
Após um ano, recinto das harpias volta ao circuito turístico em Itaipu
De acordo com o IAT, o documento tem validade de seis anos e permite ao Grupo Cataratas, responsável pelo empreendimento, dar início ao investimento, orçado em cerca de R$ 100 milhões, com previsão de conclusão das obras em 24 meses e geração de até 300 empregos diretos.
O AquaFoz terá tanques com espécies de água doce e de ecossistemas marinhos, somando volume total de 3,5 milhões de litros de água. Além do turismo, o complexo conduzirá atividades educacionais e de pesquisa, em áreas como ecologia alimentar e reprodutiva, distribuição geográfica, conservação e coibição de espécies exóticas.
“Esse é um bom exemplo do desenvolvimento sustentável que queremos para o Paraná. Um projeto que vai gerar emprego e renda, mas cuidando do meio ambiente. Foz ganha também um importante centro de pesquisa da fauna marinha”, avaliou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN).
Prisão para quem não cometeu crimes. Patrocinado por cidadãos de bem.