Até sexta-feira, 21, Foz do Iguaçu sedia o Simpósio Interamericano de Segurança no Atendimento ao Turista, que reúne representantes de diversos países. Organizado pelo Governo do Paraná, o objetivo é a melhoria da experiência do visitante nos destinos turísticos.
LEIA TAMBÉM: Marco das 3 Fronteiras, passeio pela história e cultura em Foz do Iguaçu
São três dias de debates, palestras e dinâmicas sobre as medidas e práticas adotadas na segurança de viajantes em destinos turísticos paranaenses. Os participantes, vindos de Colômbia, El Salvador e Estados Unidos, entre outros países, apresentam os potenciais e ferramentas usadas para esses fins em seus territórios.
O encontro abordará, entre outros temas:
- papel do policial militar especializado em atendimento ao turismo;
- estrutura adequada para que agente de segurança possa atuar, fardamentos e viaturas;
- potencial brasileiro no ecoturismo e turismo de aventura;
- planejamento e execução do policiamento em áreas específicas, como praias e lagos, e em grandes eventos.
Segurança e turismo
O evento é organizado pelas secretarias estaduais do Turismo (Setu) e Segurança Pública (SESP), e Polícia Militar do Paraná. O apoio é do Viaje Paraná (órgão de promoção do turismo vinculado à Setu), da Itaipu Binacional e de outras instituições.
“Ao envolver outras secretarias estaduais e instituições, que também são importantes para compor a cadeia produtiva do turismo, tornamos os nossos serviços e destinos mais qualificados para receber visitantes”, avalia o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes. Ele explica que segurança é um dos quesitos levantados na hora de escolher uma viagem.
Uma experiência da região trinacional, o Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região é apresentado em uma das mesas. O material, distribuído de modo on-line e impresso, resulta da união de instituições de desenvolvimento, turismo e segurança pública.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Comentários estão fechados.