Foz do Iguaçu está entre as cidades ‘queridinhas’ para turistar no país

Ecoturismo, sol, natureza e belezas ambientais são o que mais atrai os viajantes pelo Brasil, mostra pesquisa.

Uma das cidades “queridinhas”, Foz do Iguaçu se destaca em sexto lugar como destino turístico de maior interesse dos brasileiros em 2024. O dado é de levantamento do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, sobre as tendências do ano.

LEIA TAMBÉM:
Parque Nacional do Iguaçu terá programação especial para o carnaval
Movimento no aeroporto cresce 27% e fecha 2023 com quase 1,9 milhão de passageiros

Os locais de visitação no país que atraem os turistas, responderam os participantes da pesquisa, são os que dispõem de ecoturismo, sol e natureza. Mas outros fatores também influenciam na hora da decisão.

Na lista de preferências, Foz do Iguaçu ficou à frente de Maragogi (AL), Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO) e Ilha de Marajó (PA). E vem depois de Salvador (BA), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ), Lençóis Maranhenses (MA) e Florianópolis (SC).

A radiografia do MTur aponta que sol e praia são os principais motivadores das viagens (59%). Natureza e ecoturismo, abundantes em Foz do Iguaçu, a Terra das Cataratas, ficam em segundo lugar (27%). Saúde e bem-estar estão na preferência de 20%; e turismo de aventura aparece com 16%.

“Os locais que oferecem belezas naturais para atrair visitantes também saem na frente”, informa a Agência Municipal de Notícias (AMN). Na radiografia, 31% das pessoas apontaram esses atrativos como fatores para turistar. Em seguida, na lista, pelas entrevistas, surgem:

  • preço baixo/favorável: 25%;
  • reencontro com familiares/amigos: 23%;
  • boas avaliações: 15%.

Para o Ministério do Turismo, a pesquisa reforça o interesse do brasileiro em querer viajar pelo seu próprio país. “Isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia”, avalia o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Turistar

A pesquisa de tendências soma 2.029 entrevistas domiciliares, com pessoas a partir de 16 anos, em todos os estados, entre 7 e 11 de dezembro último. O levantamento traz informações, ainda, a partir de quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.